Disciplina Curricular

Dermofarmácia e Cosmética DCosm

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção II

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina de Dermofarmácia e Cosmética visa promover e aprofundar a aquisição de conhecimentos dos alunos em conceitos da legislação comunitária e nacional dos produtos de cosméticos (PC), da fisiologia da pele e seus anexos e principais afeções cutâneas. Noções gerais das várias preparações existentes no mercado, seus ingredientes, desenvolvimento de formulações de produtos cosméticos bem como do seu aconselhamento serão também objeto de estudo. Pretende-se assim, transmitir conhecimentos importantes no domínio dos PC para o futuro exercício quotidiano da profissão farmacêutica. O programa ministrado faculta aos alunos uma formação teórica e prática à escala laboratorial. A aquisição de conhecimentos permite proporcionar uma visão global dos aspetos experimentais do desenvolvimento de formulações. A escolha das preparações a realizar nas aulas laboratoriais, procura fornecer aos estudantes, sempre que possível, exemplos de produtos atualmente solicitados nas farmácias e noutros locais de venda.

Programa

Nesta UC apresenta-se o estado atual do conhecimento relativamente aos seguintes aspetos: • Regulamentação europeia (Regulamento (CE) N.º 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de 30 de novembro de 2009; Regulamento (EU) Nº 655 de 2013) abrange principalmente a aplicação das regras da rotulagem, a construção de um ficheiro de produtos (PIF), estudos de eficácia e de segurança; • Estabilidade de produtos cosméticos (guidelines e normas); • Boas práticas de cosméticos; • Conceitos de fisiologia cutânea humana, principais patologias cutâneas e respetivo aconselhamento farmacêutico; • Principais preparações usadas em PC, tais como produtos de limpeza, hidratantes, protetores solares, antienvelhecimento, capilares, decorativos e com atividades especiíficas (acne, anti-transpirantes e desodorizantes...); • Comunicação e tendências do mercado relativamente a ingredientes, formulações e processos de fabrico (artesanais, industriais). Programa laboratorial: A escolha dos trabalhos a realizar nas aulas laboratoriais incluí o desenvolvimento e a preparação das várias categorias de formulações de cosméticos e o respetivo controlo de qualidade.

Métodos de ensino e avaliação

O processo de avaliação é realizado de uma forma contínua. Inclui vários trabalhos individuais e em grupo apresentados na plataforma Moodle e/ou oralmente. Deste modo, serão disponibilizados de forma sequencial e ao longo dos vários temas e desafios e documentos necessários para a elaboração das atividades sujeitas a avaliação. No decurso desta UC diferentes ferramentas de avaliação são utilizadas: participação nas aulas e nas atividades propostas, resposta a questionários, autoavaliação, avaliação por pares, elaboração e apresentação oral de um trabalho. A avaliação final corresponde ao somatório de todas as atividades. A classificação final é a média ponderada relativa a avaliação individual (60%) e a avaliação em grupo (40%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre