Disciplina Curricular
Oncobiologia e Terapias de Precisão OTPre
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção III
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC de Oncobiologia e Terapias de Precisão visa proporcionar aos alunos conhecimentos avançados na biologia celular do cancro e nos mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao seu desenvolvimento. Em paralelo, pretende-se explorar as terapêuticas atualmente disponíveis e em ensaios clínicos ou pré-clínicos, incluindo-se o estudo de biomarcadores e outras ferramentas de diagnóstico e prognóstico, alvos terapêuticos, descoberta de fármacos e quimio/radioterapia. No final da UC os alunos deverão ser capazes de discutir as principais alternativas farmacológicas em Oncologia; e explicar a biologia e processos interdisciplinares subjacentes à descoberta e desenvolvimento de terapias de precisão para o tratamento do cancro. No final da UC, os alunos deverão ser capazes de compreender e desenvolver hipóteses para novos tratamentos farmacológicos ou biológicos e avaliar, com espírito critico, abordagens translacionais aplicadas ao desenvolvimento de terapias personalizadas e como avaliá-las em ensaios pré-clínicos e clínicos. Learning
Programa
No início da UC, serão abordados os processos e mecanismos moleculares subjacentes ao desenvolvimento, crescimento e metastização tumorais. As interações biológicas entre as células tumorais e o microambiente, e de que modo estas contribuem para a progressão tumoral serão discutidos, conjuntamente com considerações sobre como as alterações genéticas e epigenéticas podem estar na origem de tumores. Os fatores etiológicos e epidemiológicos e fatores de risco ambientais serão também abordados. A segunda parte da UC assenta na translação do conhecimento entretanto obtido, e explorará o racional biológico para as terapias e metodologias de diagnóstico atualmente disponíveis e em desenvolvimento. Será discutido o processo de Drug Discovery na translação de terapias promissoras para tratamentos clínicos eficazes. Será também abordada a influência e importância dos biomarcadores e da farmacogenómica no desenvolvimento de terapias de precisão, assim como outros aspetos como as complicações associadas ao cancro e os cuidados paliativos.
Métodos de ensino e avaliação
Esta UC incluirá aulas teóricas, seminários, apresentação de artigos científicos (tipo journal club) e trabalho teórico-prático. Para o ensino da componente teórica serão convidados vários oradores, especialistas em áreas de interesse relacionadas com a temática desenvolvida. As aulas teórico-práticas têm como objetivo proporcionar ao aluno a participação ativa e discussão crítica dos conhecimentos teóricos adquiridos. Oportunamente, serão realizadas uma ou duas aulas laboratoriais incidindo sobre o papel dos microRNAs como biomarcadores e alvos ou agentes terapêuticos em Oncologia. Todo o material pedagógico será disponibilizado aos alunos através da plataforma de e-learning da FFUL. A avaliação será contínua (50%), com realização de exame final (50%). O formato das frequências/exame consistirá num conjunto de perguntas sobre o(s)tema(s) que suscitaram mais interesse aos alunos, de acordo com o percepcionado nas aulas teórico-práticas.