Disciplina Curricular
Plantas Medicinais e Fitoterapia PMFit
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > Opção I
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Terminado a UC de Plantas Medicinais e Fitoterapia, o aluno deverá conhecer: O enquadramento legal dos produtos de saúde à base de plantas; A especificidade do estudo e uso de plantas medicinais na prevenção, tratamento e diagnóstico de doenças, no respeitante ao sinergismo dos seus constituintes e à complementaridade da sua ação; As plantas medicinais mais utilizadas em produtos de saúde à base de plantas e a sua respetiva utilização terapêutica bem como as principais contraindicações e interações inerentes ao seu uso. O aluno deverá também ter: Adquirido competências para aconselhamento de plantas medicinais e dos produtos de saúde à base de plantas; Desenvolvido competências de crítica científica, necessárias ao correto aconselhamento de plantas medicinais e dos produtos de saúde à base de plantas enquanto agentes terapêuticos; Desenvolvido competências de expressão e apresentação de trabalhos técnicos; Tomado consciência da necessidade de constante atualização das suas capacidades técnicas e científicas, como garante do seu valor profissional e desempenho conscientemente das suas obrigações profissionais perante a sociedade.
Programa
Ensino teórico Plantas medicinais e fitoterapia: metodologias de estudo. Aprofundamento regulamentar do conceito de medicamento à base de plantas e de suplemento alimentar. Consumo e comercialização de produtos de saúde à base de plantas. Principais plantas medicinais e produtos de saúde à base de plantas usados no tratamento de patologias gastrointestinais, do trato geniturinário, da dor e inflamação, desordens de pele e feridas ligeiras, do estresse mental, transtornos do humor, distúrbios do sono e insónia temporária, das afeções das vias respiratórias, e dos distúrbios circulatórios: Constituintes, atividade farmacológica, eficácia clínica, indicações, dosagem e riscos e interações de plantas medicinais plantas. Medicamentos à base de plantas: Formas farmacêuticas usuais. As plantas medicinais em cosméticos. As matérias são apresentadas na forma de aulas teóricas (T=2h), aulas práticas (TP=1h) e seminários com a participação de convidados. Ensino prático Discussão geral da matéria lecionada, de casos práticos e dos resultados obtidos ao longo do trabalho de pesquisa realizado pelo aluno.
Métodos de ensino e avaliação
Ensino teórico A avaliação sumativa consiste na elaboração de uma monografia de uma planta medicinal onde será aplicado o conjunto dos conhecimentos adquiridos no decurso das aulas teóricas e práticas. O contributo da classificação obtida na componente teórica para a classificação final é de 60%. Para aprovação na componente teórica da unidade curricular o aluno terá que ter aprovação prévia na componente prática da unidade curricular. Ensino prático Esta avaliação integra a prestação do aluno ao longo das aulas práticas e a apresentação oral sobre o tema da monografia objeto de avaliação teórica (classificação mínima de 10 valores). O contributo da classificação obtida na componente prática para a classificação final é de 40%.