Disciplina Curricular
Farmacocinética Clínica FClini
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção II
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular de Farmacocinética Clínica tem como objectivo aplicar os conceitos de farmacocinética à prática clínica, nomeadamente na monitorização terapêutica de fármacos. A monitorização terapêutica de fármacos tem por objectivo optimizar a terapêutica farmacológica mantendo a concentração plasmática dos fármacos dentro de concentrações terapêuticas. É especialmente importante em fármacos que são conhecidos por se caracterizarem por uma margem terapêutica estreita.
Programa
Do conteúdo programático desta disciplina fazem parte uma breve revisão dos conceitos básicos de farmacocinética (análise compartimental e não compartimental); determinantes fisiológicos dos parâmetros farmacocinéticos (ADME); aplicação dos princípios de farmacocinética aos regimes posológicos; variabilidade e optimização da posologia e aspectos básicos da farmacocinética populacional. Os fármacos que serão estudados individualmente são a teofilina, aminoglicosidos e vancomicina; digoxina, anticonvulsivantes (fenobarbital, fenitoina, carbamazepina, valproato, lamotrigina), imunossupressores (ciclosporina, tacrolimus, sirolimus e micofenolato) e antivíricos (zidovudina, estavudina, lamivudina, zalcitabina).
Métodos de ensino e avaliação
O ensino/aprendizagem processa-se assim através da integração de: a) Apresentação pelo docente dos temas para os quais os alunos são estimulados a participar b) Realização de casos clínicos, exercícios e problemas c) Tutorias: os tutores são os docentes do curso. A comunicação entre os alunos e professores é presencial e/ou através de e-mail. A avaliação da aprendizagem é contínua através do acompanhamento do progresso de conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno, considerando a assistência às aulas e a participação activa nos debates e resolução dos desafios propostos. Será também realizado um exame final. A classificação final é a média ponderada relativa a avaliação contínua (35%) e a avaliação do exame final (65%).