Disciplina Curricular
Gestão em Farmácia GFarma
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção II
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos devem familiarizar-se com as principais noções de economia e gestão, nomeadamente, produto e despesa, custo, proveito e resultado. Importância dos stocks e ciclos de caixa no funcionamento da empresa, breakeven e principais indicadores de gestão. Papel dos recursos humanos E noções básicas de marketing, nomeadamente segmentação, targeting e product mix e merchandising. A farmácia será o objetos das técnicas de gestão.
Programa
Noções Gerais de Organização e Administração A Empresa - As principais funções numa empresa A Indústria Farmacêutica Gestão – princípios de economia e gestão, custos e proveitos Recursos Humanos – motivação e liderança Produção – sistemas de produção, planeamento e gestão de stocks Marketing – segmentação, product mix, ciclo de vida, merchandising
Métodos de ensino e avaliação
As matérias são apresentadas e discutidas nas aulas teóricas e revistas nas aulas práticas com resolução e discussão de exercícios e casos práticos. A avaliação das aulas práticas é contínua, em aula. É efetuado avaliação teórica por exame sendo no final 60 % do exame teórico e 40 % da prática.