Disciplina Curricular

Indicação Farmacêutica IFar

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção II

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC de opção “Indicação Farmacêutica” pretende preparar os estudantes, de forma mais aprofundada, para a intervenção do farmacêutico através do exercício da “indicação farmacêutica”. O aluno aprenderá, para cada tipo de produto (medicamentos ou produtos de saúde), qual o nível de intervenção que deve observar do ponto de vista profissional, legal, regulamentar e ético. Deverá ainda ficar com a percepção sobre a necessidade de caracterizar a importância desta intervenção profissional do ponto de vista da saúde individual, mas também do impacto para o sistema de saúde, nomeadamente no que respeita aos ganhos em saúde e aos efeitos para o funcionamento do sistema de saúde, nomeadamente para o Serviço Nacional de Saúde. Objetivos: - Caracterizar o papel da intervenção farmacêutica no contexto da política do medicamento e da sustentabilidade dos sistemas de saúde; - Definir “indicação farmacêutica” e os principais aspetos a ter em consideração aquando da decisão. - Perceber a importância da relação farmacêutico-doente no processo de indicação farmacêutica. - Conhecer as condicionantes, sociais, legais, regulamentares e éticas que afetam a indicação farmacêutica de medicamentos, dispositivos médicos, cosméticos ou suplementos alimentares. - Perceber a importância da indicação farmacêutica baseada na evidência e da geração de dados e respetiva avaliação. - Saber definir serviços farmacêuticos no contexto de um sistema de saúde. Competências: O aluno deverá ser capaz de: - Compreender a importância da indicação farmacêutica no melhor interesse do doente/utente; - Conhecer o grau de intervenção do farmacêutico relativamente à indicação de medicamentos (nas diversas classificações quanto à dispensa) e de produtos de saúde. - Saber discutir criticamente as dimensões sociais, legais, regulamentares e éticas associadas à indicação farmacêutica. - Saber integrar o conhecimento entretanto adquirido noutras disciplinas. - Perceber a importância da decisão ser baseada na evidência e da medição de resultados. - Compreender a importância do desenvolvimento de serviços farmacêuticos, no contexto de programas de saúde pública, integrados na rede de cuidados de saúde. - Aplicar o conhecimento a casos concretos.

Programa

I – O exercício farmacêutico e a política do medicamento II – A indicação farmacêutica III – A relação farmacêutico-doente e indicação farmacêutica IV – A indicação farmacêutica de medicamentos V- A indicação farmacêutica de dispositivos médicos VI – A indicação farmacêutica de suplementos alimentares, nutracêuticos e produtos à base de plantas VII – A indicação farmacêutica de produtos cosméticos VIII – Serviços farmacêuticos IX - Indicação farmacêutica e uso racional de medicamentos e outros produtos de saúde

Métodos de ensino e avaliação

Aulas práticas: avaliação da apresentação e resolução dos casos. Aulas teóricas: exame escrito final. A Classificação Final da Unidade Curricular é o resultado da classificação no ensino teórico (60 %) e no ensino prático (40 %).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre