Disciplina Curricular
Projeto III Proj-III
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção III
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A presente unidade curricular tem como objetivo promover a integração dos estudantes no ambiente científico de investigação desenvolvido pelo Instituto de Investigação do Medicamento (iMed), centro de investigação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). O iMed tem como missão a descoberta de medicamentos inovadores e o desenvolvimento de tecnologias com impacto no avanço dos cuidados de saúde. Neste contexto, a participação dos estudantes em projetos científicos no âmbito do iMed constitui uma oportunidade para aquisição e consolidação de competências nas áreas da execução experimental, do planeamento e gestão de projetos de investigação, assim como na análise crítica, interpretação e discussão de resultados científicos, em conformidade com as exigências académicas e profissionais do setor farmacêutico.
Programa
Os mais recentes avanços nas Ciências da Saúde possibilitaram uma compreensão aprofundada dos mecanismos moleculares subjacentes às doenças humanas, revolucionando não só o processo de descoberta e desenvolvimento de medicamentos, como também permitindo o surgimento de novas modalidades terapêuticas e tecnologias de intervenção. Estes progressos têm contribuído para uma crescente aproximação dos cuidados de saúde à prática da medicina personalizada, onde intervenções diagnósticas e terapêuticas são adaptadas ao perfil individual de cada doente. Neste contexto, a unidade curricular Projeto 1 contempla o desenvolvimento de projetos científicos integrados nas áreas das ciências químicas, biológicas, computacionais e farmacêuticas, conforme estabelecido nos conteúdos programáticos do MICF. Estes projetos visam explorar, através de investigação aplicada e multidisciplinar, temas emergentes que refletem a evolução científica e tecnológica do setor da saúde, promovendo a articulação entre conhecimento teórico, experimentação e inovação. Ensino Prático: A execução da UC envolve: 1. Revisão e análise crítica da literatura científica relevante. 2. Definição clara dos objetivos e planeamento metodológico. 3. Realização das experiências laboratoriais ou computacionais conforme o projeto. 4. Registo cuidadoso e organização dos dados experimentais. 5. Tratamento estatístico e interpretação dos resultados obtidos. 6. Discussão crítica e contextualizada dos resultados face à literatura. 7. Redação de relatório científico com descrição completa do trabalho e conclusões. 8. Apresentação oral dos resultados perante a comunidade académica. 9. Cumprimento das normas éticas, de segurança e boas práticas científicas.
Métodos de ensino e avaliação
Os tutores apresentam propostas de projeto ao coordenador da unidade curricular, abrangendo prática laboratorial, epidemiologia, Sócio-Farmácia ou história das ciências, que são disponibilizadas para escolha dos estudantes. Os alunos podem também contactar diretamente os responsáveis pelos projetos pretendidos. Durante o semestre, os estudantes desenvolvem os seus projetos sob orientação dos tutores, promovendo a autonomia e o trabalho prático. No final, elaboram um relatório científico de cerca de 30 páginas e preparam uma apresentação oral pública, com 15 minutos para exposição e 15 minutos para perguntas. A avaliação é efetuada por um júri que considera o relatório, a apresentação e a capacidade de resposta às perguntas, valorizando o conteúdo, a clareza e o rigor científico. O cumprimento das normas éticas e de boas práticas é igualmente fundamental.