Disciplina Curricular
Profissão Farmacêutica PFar
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção IV
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Apresentar aos alunos do 5º ano do MICF as principais áreas profissionais da profissão farmacêutica, complementando outras UC opcionais e expondo transversalmente as várias temáticas da carreira farmacêutica numa só UC. Proporcionar aos alunos uma visão ampla e um guia das diversas profissões farmacêuticas expostos por profissionais dinâmicos e experientes, desde a fase de conceção do medicamento e/ ou produtos de saúde (investigação e desenvolvimento de formulações e de tecnologias; ensaios clínicos; autorização de introdução no mercado; fabrico industrial) até à distribuição e prescrição médica/ dispensa no mercado, ou seja, nas farmácias hospitalares e comunitárias sob inspeção e aplicação da respetiva regulamentação (Infarmed). Apresentar o papel do farmacêutico noutras áreas consideradas relevantes, nomeadamente, nas análises e no ensino/ investigação. Proporcionar aos alunos uma rede de contactos no contexto laboral a par dos seminários (quando apresentados por convidados externos incluindo alumni session), visitas de estudo e/ ou estágios extra-curriculares.
Programa
Ensino teórico: I. Apresentação da UC II. Ordem dos Farmacêuticos III. Farmácia Comunitária IV. Farmácia Hospitalar V. Indústria Nacional VI. Indústria Farmacêutica Nacional e Multinacional VII. Distribuição Grossista VIII. Análises Clínicas, Alimentares, Toxicológicas, Hidrológicas IX. Entidade reguladora: Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P-SNS X. Ensino Superior/ Investigação /Alumni Session Ensino Prático: • 60 min. discussão com o orador de cada seminário (fazendo parte da avaliação contínua) • Visitas de estudo (proposta ajustável aos interesses dos alunos inscritos em cada ano): - Indústrias: Recipharm; Hovione - Laboratórios de análise: ex. Laboratório de análises clínicas Joaquim Chaves; - Laboratório de águas de Lisboa EPAL - Laboratórios de controlo da qualidade do Infarmed - Distribuidor grossista: ex. Alliance
Métodos de ensino e avaliação
O programa educacional tem por base a Tecnologia Farmacêutica, entre outras áreas, como ciência de aplicação à obtenção de preparações farmacêuticas, sendo por isso, a base do exercício farmacêutico no ciclo de vida do medicamento. UC lecionada em formato de seminários abertos 1x/ semana: 60 min. trabalho autónomo, 60 min. apresentação e 60 min. discussão com recurso a métodos inovadores de ensino e de avaliação ativa e contínua (“Active learning; Mindmapping; Quizzes”; Vídeos) de forma a dinamizar os seminários apresentados por uma equipa mista e transversal de docentes da FFULisboa e convidados externos profissionalmente reconhecidos. Sempre que possível, a componente prática é lecionada em visitas de estudo. A realização de estágios extracurriculares é proposta pelo docente nas áreas selecionadas pelos alunos (regime opcional) e em concordância com os responsáveis pelas mesmas (sem orçamento funcional para a FFULisboa). Em todos os seminários, são focadas as áreas profissionais nas quais se observa a maior distribuição de profissionais de acordo com o relatório de empregabilidade da OF em vigor, incluindo a Indústria Farmacêutica. Todos os seminários são apresentados na ótica do profissional e com o maior sentido prático possível, tornando-se, por isso, bastante apelativos para os alunos finalistas. No entanto, outros aspetos práticos considerados relevantes pelo orador (por exemplo: competências; progressão de carreira e salarial; perspetivas futuras, etc.) poderão ser discutidos com os alunos, além dos temas indicados no âmbito proposto. O dinamismo e transversalidade dos vários seminários lecionados tanto por docentes da faculdade como por profissionais externos complementados com visitas de estudo (incluindo atividades) e estágios de curta duração contribuem para o sucesso e alcance dos objetivos pelos alunos. Avaliação contínua (parâmetros: assiduidade e pontualidade; participação no debate de discussão; relevância das questões colocadas) durante os seminários e visitas de estudo (35%) e apresentação/ discussão de um trabalho de grupo sobre a área selecionada no final do semestre abordando com mais detalhe todos os aspetos laborais relacionados com a mesma (65%).