Disciplina Curricular

Cuidados Farmacêuticos CFarma

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo central da Unidade Curricular “Investigação em Cuidados Farmacêuticos” é que os alunos adquiram competências para o desenvolvimento de projetos de investigação na área dos cuidados farmacêuticos, aplicando metodologias adequadas à aréa. Importa realçar competências para i) compreensão do conceito de cuidados farmacêuticos, as metodologias para documentação de problemas relacionados com medicamentos bem como as componentes da prática que requerem colaboração multidisciplinar com vista à documentação do processo e do seu resultado; ii) o desenvolvimento de uma estratégia de pesquisa da literatura que lhe permita assegurar que todos os estudos relevantes são captados, e que o estudante sabe definir os critérios de eligibilidade e de controlo da qualidade para a seleção da melhor evidência; iii) o desenvolvimento de um protocolo de estudo que detalhe a metodologia adequada para responder à principal questão para investigação e identifique de forma clara os indicadores a medir; neste âmbito importará igualmente aprofundar as diversas metodologias para recolha de informação (qualitativas, quantitativas e de consenso) e aprofundar as vantagens e limitações de cada uma delas; iv) compreender os processos de recrutamento de doentes ou outros intervenientes no processo de cuidados farmacêuticos, bem como os procedimentos associados à preservação da ética em investigação.

Programa

As aulas teóricas serão de natureza expositiva. No entanto, sendo uma UC do quinto ano e optativa, pretende-se que as aulas teóricas tenham um carácter mais interactivo. Para que tal seja possível, os materiais pedagógicos serão disponibilizados no mínimo com uma semana de antecedência através da plataforma de e-learning (Moodle) para que os estudantes tenham possibilidade de se familiarizar com os temas para maximização do tempo em sala de aula. O curso está dividido em quatro grandes módulos, seguidamente descritos: I. CUIDADOS FARMACÊUTICOS (3 horas) 1. Introdução 1.1. Definições de Linda & Strand, Pharmaceutical Care Netweork Europe (PCNE) e European Directorate for Quality of Medicines (EDQM) 1.2. Objectivos dos cuidados farmacêuticos. 1.3. Processo de prestação de cuidados farmacêuticos. 2. Problemas Relacionados com Medicamentos 2.1. Classificações existentes (Granada, PCNE). 2.2. Nível os Problemas 2.3. Nível das Causas 2.4. Nível das Intervenções 2.5. Nível dos Resultados 3. Revisão da Medicação 3.1. Tipos de Revisão da Medicação, de acordo com a Classificação do PCNE 3.2. Fontes de informação na revisão nível 1 3.3. Fontes de informação na revisão nível 2 3.4. Fontes de informação na revisão nível 3 4. Critérios de avaliação na Revisão da Medicação 4.1. Critérios explícitos 4.1.1. Medicamentos Potencialmente inadequados 4.1.1.1 Classificações existentes (Beers, START/STOPP). 4.2. Critérios explícitos 4.2.1 Classificações existentes (MAI) II. EVIDÊNCIA EM CUIDADOS FARMACÊUTICOS (2 horas) 1. Níveis de evidência em investigação 2. Revisão da Literatura em Cuidados Farmacêuticos 2.1. Definição da estratégia de pesquisa 2.2. Estabelecimento do PICO(TS) 2.3. Seleção das palavras-chave (MeSH terms) 2.4. Avaliação crítica da literatura 2.5. Checklists para estudos quantitativos (e.g. ensaios clínicos randomizados) 2.6. Checklists para estudos qualitativos III. METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO EM CUIDADOS FARMACÊUTICOS (6 horas) 1. Estabelecimento do tópico para investigação através do método FINER 2. Ética em investigação: a declaração de Helsínquia. Princípios chave na investigação: autonomia, justiça, beneficiência e não malevolência. 3. Definição e formulação da questão para investigação; objectivos de investigação 4. Desenhos de estudo em cuidados farmacêuticos 4.1. Paradigma qualitativo versus paradigma quantitativo 4.2. Estudos observacionais: estudos transversais 4.3. Estudos de intervenção: estudos quasi-experimentais, estudos pré-pós e estudos experimentais 5. Investigação qualitativa 5.1. Métodos de amostragem para grupos focais e para entrevistas individuais 5.2. Métodos para recolha de informação: guião da entrevista, recurso a probes e prompts, observação aberta (overt) 5.3. Análise de dados qualitativos: grounded theory (bottom-up approach) e uso de teorias ou frameworks para análise indutiva (bottom down approach) 6. Investigação quantitativa. 6.1. Métodos de amostragem em estudos transversais, estudos pré-pós, estudos quasi-experimentais e experimentais 6.2. Métodos para recolha de informação: questionários, dados extraídos de softwares/apps, dados objetivos e subjetivos, checklists para observação oculta (covert) 6.3. Análise de dados quantitativos: análise descritiva, análise bivariada e anáise multivariada; técnicas específicas para valiadação de questionários 7. Metodologias para obtenção de consenso 7.1. Métodos de amostragem em painéis Delphi e em técnicas de grupo nominal 7.2. Métodos para recolha de informação: questionários e guiões de entrevista 7.3. Análise de dados metodologias para obtenção de consenso: definição de níveis de consenso e formas de apresentação dos mesmos em diferentes fases (2 ou mais rondas) IV. ESCRITA CIENTÍFICA EM CUIDADOS FARMACÊUTICOS (2 horas) 1. Objetivos da publicação; Estratégia de publicação; Factores de impacto; Open access 2. Seleção do jornal: âmbito, multidisciplinariedade, público alvo, métricas. 3. Jornais predatórios: Beall’s list 4. Frameworks para reporte de investigação: EQUATOR, PRISMA, CONSORT, STROBE, CARE, COREQ. 5. Estrutura de um artigo científico: IMRD 6. Dicas sobre escrita científica em inglês: wordiness, conciceness, English/American english, uso da primeira pessoa/terceira pessoa 7. Seleção das referências bibliográficas, expressões a evitar, rigor científico vs extrapolação desadequada. 8. Autoria vs agradecimentos: Regras ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors) 9. Declaração de conflito de interesses 10. Decisões editoriais. O que fazer perante os diferentes cenários. 11. A resposta aos revisores 12. Razões para a rejeição de artigos científicos no âmbito das revistas centradas na Farmácia Prática A organização das aulas práticas funcionará em complementaridade com as aulas teóricas, sendo cada aula subdividida em duas partes: - Apresentação de casos concretos e exemplificação de aspectos relacionados com a matéria das aulas teóricas, a cargo do docente. - Apresentação e discussão de casos concretos (individuais ou em grupo, de acordo com a temática), a cargo dos alunos, assentes em análise de artigos científicos ou casos clínicos relativos aos módulos do ensino prático acima referidos. Existe um total de 13 aulas teórico-práticas, as quais serão divididas de acordo com os quatro grandes módulos acima descritos. I. CUIDADOS FARMACÊUTICOS (TP1-2) II. EVIDÊNCIA EM CUIDADOS FARMACÊUTICOS (TP3-4) III. METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO EM CUIDADOS FARMACÊUTICOS (TP5-11) IV. ESCRITA CIENTÍFICA EM CUIDADOS FARMACÊUTICOS (TP12-13) O professor é um facilitador da aprendizagem baseada na resolução de problemas e cenários, adaptados aos objetivos de cada aula. Os estudantes desenvolvem os trabalhos práticos durante cada aula ou em determinadas matérias poderão finalizar em sala de aula o trabalho iniciado em casa. Todos os trabalhos solicitados ao longo do semestre contribuem para o objetivo final desta UC, o qual será operacionlaizado através da realização de um trabalho individual que consistirá num protocolo de investigação para um estudo em cuidados farmacêuticos. Não obstante a avaliação ser individual, alguns dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre serão realizados em grupo para favorecer a discussão de ideias entre os estudantes. Pretende-se uma atitude autónoma e responsável na aprendizagem, com interação intraequipa ou com o professor. Espera-se a participação ativa de todos os estudantes nos diferentes exercícios práticos, sendo particularmente importante a capacidade de autoavaliação. A organização das aulas práticas funcionará em complementaridade com as aulas teóricas, sendo cada aula subdividida em duas partes: - Apresentação de casos concretos e exemplificação de aspectos relacionados com a matéria das aulas teóricas, a cargo do docente. - Apresentação e discussão de casos concretos (individuais ou em grupo, de acordo com a temática), a cargo dos alunos, assentes em análise de artigos científicos ou casos clínicos relativos aos módulos do ensino prático acima referidos. Cada aula teórico-prática encontra-se descrita abaixo em maior detalhe e com a calndarização para o ano letivo de 2022-23. As aulas decorrem na sala A.3.4, pelo que os alunos deverão trazer computador para as aulas em que o trabalho prático o justifica (e.g. pesquisa da literatura). Aula TP Nº, Data, Tema, Docente responsável, Bibliografia essencial, Metodologia de ensino TP# Semana Módulo Conteúdos Docente responsável Bibliografia essencial Métodos de ensino-aprendizagem e avaliação (1,67 valores por laboratório) TP1 5 - 9 set. I – Cuidados Farmacêuticos Cuidados farmacêuticos e Problemas Relacionados com medicamentos FAC The Pharmacist Guide to Implementing Pharmaceutical Care. Springer Ed. Edited by Costa, van Mil and Alvarez-Risco. ISBN:978-3-319-92575-2 (capítulos 1, 2, 6, 7, 14, 19, 20, 26). Tercer Consenso de Granada sobre Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM) y Resultados Negativos Associados a la Medicación (RNM). Ars Pharm 2007; 48 (1): 5-17 PCNE classification of DRP, version 9.1, available at https://www.pcne.org/upload/files/417_PCNE_classification_V9-1_final.pdf Resolução de casos clínicos e sua discussão, incluindo questões de adequação da medicação, necessidade, segurança e efetividade. Caso sejam detetados problemas, deverão ser apresentadas soluções práticas que possam otimizar a terapêutica. As classificações de PRM estarão disponíveis previamente e os alunos deverão familiarizar-se com as mesmas antes da aula. Em sala de aula, os casos clínicos serão apresentados para que em grupos de trabalho, os alunos proponham a resolução dos mesmos. TP2 12 set. - 16 set. I – Cuidados Farmacêuticos Revisão da medicação e medicamentos potencialmente inadequados FAC American Geriatrics Society Beers Criteria Update Expert Panel. American Geriatrics Society 2019 Updated AGS Beers Criteria® for Potentially Inappropriate Medication Use in Older Adults. J Am Geriatr Soc 2019 Apr;67(4):674-694. Doi: 10.1111/jgs.15767. Epub 2019 Jan 29. O’Mahony, D., O’Sullivan, D., Byrne, S., O’Connor, M. N., Ryan, C., & Gallagher, P. (2015). STOPP/START criteria for potentially inappropriate prescribing in older people: version 2. Age and ageing, 44(2), 213-218. Resolução de casos clínicos e sua discussão, incluindo questões de adequação da medicação, necessidade, segurança e efetividade. Caso sejam identificados medicamentos potencialmente inadequados, deverão ser apresentadas alternativas para otimizar a terapêutica. As listagens de MPI estarão disponíveis previamente e os alunos deverão familiarizar-se com as mesmas antes da aula. Em sala de aula, os casos clínicos serão apresentados para que em grupos de trabalho, os alunos proponham a resolução dos mesmos. TP2 12 set. - 16 set. I – Cuidados Farmacêuticos Revisão da medicação e medicamentos potencialmente inadequados FAC American Geriatrics Society Beers Criteria Update Expert Panel. American Geriatrics Society 2019 Updated AGS Beers Criteria® for Potentially Inappropriate Medication Use in Older Adults. J Am Geriatr Soc 2019 Apr;67(4):674-694. Doi: 10.1111/jgs.15767. Epub 2019 Jan 29. O’Mahony, D., O’Sullivan, D., Byrne, S., O’Connor, M. N., Ryan, C., & Gallagher, P. (2015). STOPP/START criteria for potentially inappropriate prescribing in older people: version 2. Age and ageing, 44(2), 213-218. Resolução de casos clínicos e sua discussão, incluindo questões de adequação da medicação, necessidade, segurança e efetividade. Caso sejam identificados medicamentos potencialmente inadequados, deverão ser apresentadas alternativas para otimizar a terapêutica. As listagens de MPI estarão disponíveis previamente e os alunos deverão familiarizar-se com as mesmas antes da aula. Em sala de aula, os casos clínicos serão apresentados para que em grupos de trabalho, os alunos proponham a resolução dos mesmos. TP3 19 set. - 23 set. II. Evidência em cuidados farmacêuticos Pesquisa da literatura FAC Grewal A, Kataria H, Dhawan I. Literature search for research planning and identification of research problem. Indian J Anaesth. 2016 Sep;60(9):635-639. doi: 10.4103/0019-5049.190618. Durante a aula os alunos terão oportunidade de iniciar a sua própria pesquisa da literatura. Espera-se que haja alguma reflexão prévia sobre o tópico específico de interesse. TP4 26 set. - 30 set. II. Evidência em cuidados farmacêuticos Avaliação crítica da literatura FAC Mhaskar R, Emmanuel P, Mishra S, Patel S, Naik E, Kumar A. Critical appraisal skills are essential to informed decision-making. Indian J Sex Transm Dis AIDS. 2009 Jul;30(2):112-9. Critical appraisal tools https://www.cebm.ox.ac.uk/resources/ebm-tools/critical-appraisal-tools Serão facultados artigos para avaliação crítica da lietratura de acordo com uma grelha pré-definida TP5 3 out. - 7 out. III. Metodologias de investigação em cuidados farmacêuticos Definição e formulação do tópico para investigação e da questão para investigação. Ética em investigação. FAC Artal R, Rubenfeld S. Ethical issues in research. Best Pract Res Clin Obstet Gynaecol. 2017 Aug;43:107-114. Serão apresentados exemplos de estudos para discussão em sala de aula sobre o cumprimento dos princípios éticos. Haverá ainda tempo para a refinação do tópico de investigação e principais questões para investigação para o trabalho final individual dos alunos. TP6 10 out. - 14 out. III. Metodologias de investigação em cuidados farmacêuticos Desenhos de estudo em cuidados farmacêuticos Paradigma qualitativo versus paradigma quantitativo Métodos de amostragem em estudos quantitativos FAC Noordzij M, Dekker FW, Zoccali C, Jager KJ. Study designs in clinical research. Nephron Clin Pract. 2009;113(3):c218-21. doi: 10.1159/000235610. Serão facultados resumos de estudos para sua classificação de acordo com o desenho de estudo. Após a classificação, serão discutidas as vantagens e limitações de cada um dos estudos apresentados. TP7 17 out. - 21 out. III. Metodologias de investigação em cuidados farmacêuticos Métodos para recolha de informação: questionários. Técnicas para validação de questionários FAC Story DA, Tait AR. Survey Research. Anesthesiology. 2019 Feb;130(2):192-202. Anthoine, E., Moret, L., Regnault, A. et al. Sample size used to validate a scale: a review of publications on newly-developed patient reported outcomes measures. Health Qual Life Outcomes 12, 2 (2014). Arafat SMY, Chowdhury RH Qusar MMAS et al. Cross-cultural adaptation and psychometric validation of research instruments: A methodological review. Journal of Behavioral Health 2016; 5(3): 129-136 Será proposto aos alunos que desenvolvam um questionário para avaliação de um tópico relacoinado com cuidados farmacêuticos. Os colegas responderão ao questionários e deverão adotar um papel crítico quanto à clareza do mesmo e compreensibilidade da temática, incluindo escalas de resposta. TP8 24 out. - 28 out. III. Metodologias de investigação em cuidados farmacêuticos Métodos para recolha de informação qualitativa: guiões de entrevista, recurso a probes e prompts, observação aberta Métodos de amostragem e análise de dados qualitativos AMC Austin Z, Sutton J. Qualitative research: getting started. Can J Hosp Pharm. 2014 Nov;67(6):436-40. Será desenvolvido um guião para recolha de informação por entrevista, previamente elaborado em casa e testado na sala de aula. Um estudante adotará o papel do entrevistador, outro do entrevistado e outro do observador que tomará notas. Haverá ainda um exercício para codificação de extratos de uma entrevista. TP9 31 out. - 4 nov. III. Metodologias de investigação em cuidados farmacêuticos Métodos para recolha de informação: questionários, dados extraídos de softwares, dados objetivos e subjetivos, checklists para observação oculta (covert) FAC Costa FA. Covert and Overt Observations in Pharmacy Practice. In book: Pharmacy Practice Research Methods. Springer 2020. (pp.https://www.springer.com/gp/book/9789811529924) Mathioudakis A, Rousalova I, Gagnat AA, Saad N, Hardavella G. How to keep good clinical records. Breathe (Sheff). 2016;12(4):369-373. Desenvolvimento da estrutura de uma base de dados para documentação de dados recolhidos através da consulta a ficheiros clínicos. Planeamento dos indicadores primários e secundários. TP10 7 nov. - 11 nov. III. Metodologias de investigação em cuidados farmacêuticos Métodos de amostragem em painéis Delphi e em técnicas de grupo nominal Análise de dados de metodologias de consenso. FDR Waggoner J, Carline JD, Durning SJ. Is There a Consensus on Consensus Methodology? Descriptions and Recommendations for Future Consensus Research. Acad Med. 2016 May;91(5):663-8. Humphrey-Murto S, Varpio L, Wood TJ, Gonsalves C, Ufholz LA, Mascioli K, Wang C, Foth T. The Use of the Delphi and Other Consensus Group Methods in Medical Education Research: A Review. Acad Med. 2017 Oct;92(10):1491-1498. Desenvolvimento de um instrumento para procura de consenso através de um painel Delphi. Planeamento das rondas e da análise de consenso. TP11 14 nov. - 18 nov. III. Metodologias de investigação em cuidados farmacêuticos Análise de dados quantitativos: análise descritiva, análise bivariada e análise multivariada; FAC Botti M, Endacott R. Clinical research 5: quantitative data collection and analysis. Intensive Crit Care Nurs. 2005 Jun;21(3):187-93. Watson R. Quantitative research. Nurs Stand. 2015 Apr 1;29(31):44-8. Serão facultados artigos com dados quantitativos recolhidos através de diferentes modelos de estudo, sendo estimulada a interpretação dos mesmos e seu signifcado clínico. TP12 21 nov. - 25 nov. IV. Escrita científica em cuidados farmacêuticos A estrutura de um artigo científico. Seleção do jornal e público alvo. Decisões editoriais. FAC Iskander JK, Wolicki SB, Leeb RT, Siegel PZ. Successful Scientific Writing and Publishing: A Step-by-Step Approach. Prev Chronic Dis. 2018 Jun 14;15:E79. doi: 10.5888/pcd15.180085. Erratum in: Prev Chronic Dis. 2018 Oct 18;15:E125. Gemayel R. How to write a scientific paper. FEBS J. 2016 Nov;283(21):3882-3885. Serão realizados vários exercícios que permitirão aos alunos adaptar a mensagem ao público alvo; trabalhar sobre a forma de expressão; identificar a estrutura de artigos científicos; simular respostas aos revisores. TP13 IV. Escrita científica em cuidados farmacêuticos Dicas sobre escrita científica em inglês. FAC Os alunos terão oportunidade de trabalhar sobre o seu resumo final a integrar o protocolo de estudo.

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia de avaliação segue o modelo de avaliação contínua e aferição de conhecimentos e competências em cada aula teórico-prática, as quais no seu total contribuirão em 40% para a nota final. Os materias de apoio às aulas práticas serão facultados com a devida antecedência, bem como as instruções de preparação para cada aula. Em sala de aula, serão propostas uma ou mais tarefas (como descrito na tabela anterior). O nível de prepração prévia, o empenho em sala de aula e a participação ativa serão valorizados, para além dos resultados obtidos (quando adequado). A confirmação da aquisição de conhecimentos e o domínio de competências será essenncialmente demonstrado através do trabalho final a apresentar. No entanto, em algumas aulas práticas com conteúdos específicos (e.g. avaliação crítica da literatura) poderá ser apresentado um conjunto de questões e/ou instruções, na forma oral e/ou escrita. Os restantes 60% da avaliação prática resultarão de um trabalho final individual que deverá refletir um protocolo de estudo de investigação em cuidados farmacêuticos. A avaliação faz-se através de um exame final, de acordo com o regulamento pedagógico da FFULisboa. A Classificação Final da Unidade Curricular é o resultado da classificação do ensino teórico (30%) e prático (70%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre