Disciplina Curricular
Farmacoterapia de Não Prescrição FNPres
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção III
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo da unidade curricular “Farmacoterapia de não prescrição” é capacitar os estudantes para a indicação farmacêutica ou automedicação assistida, no exercício profissional em Farmácia Comunitária. Pretende-se que o aluno, interpretando o papel de farmacêutico (Role Playing Simulation), desenvolva competências para a interação clínica relacionada com a utilização de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) e resolva as situações passíveis de automedicação, integrando os conhecimentos específicos sobre respetivas afeções com a sua aptidão comunicacional. No final, o aluno deverá estar apto a realizar atendimentos em indicação farmacêutica ou automedicação assistida, demonstrando, conhecimentos e competências, clínicas e comunicacionais que permitam: • Acolher adequadamente o utente • Avaliar adequadamente a solicitação ou condição de saúde apresentadas • Selecionar a terapêutica mais adequada ao caso e/ou fazer a referenciação adequada a outro profissional de saúde • Aconselhar adequadamente o utente, garantindo a utilização correta, efetiva e segura da terapêutica farmacológica e recomendando a adoção de medidas não farmacológicas • Seguir do doente em relação à evolução da condição de saúde e à utilização da terapêutica farmacológica no contexto da efetividade e segurança.
Programa
Ensino teórico Os conteúdos programáticos contextualizam inicialmente o enquadramento legal dos medicamentos não sujeitos a receita médica e faz abordagem geral a sistemáticas de atendimento, aprofundando uma metodologia especifica, seguindo-se posteriormente a abordagem estruturada, discussão e resolução de casos sobre diferentes afeções passíveis de automedicação incluídas no Despacho nº 17690/2007 de 23 Julho (que revoga o anexo do despacho nº 2245/2003, de 16 de janeiro). A UC está dividida em 2 módulos, de acordo com o seguinte programa: I. Atendimento em MNSRM: 1. Enquadramento legislativo dos MNSRM 1.1. Conceitos de automedicação e indicação farmacêutica 1.2. Responsabilidade do farmacêutica na dispensa de MNSRM e MNSRM-EF 2. Sistemática de atendimento 2.1. Componentes do atendimento: interpessoal e técnica 2.2. Sistemática 4´As II. Abordagem às afeções passiveis de automedicação mais frequentes (16 horas) 1. Febre e dor 2. Afeções das vias respiratórias superiores 3. Afeções do sistema digestivo 4. Afeções do sistema vascular 5. Afeções femininas 6. Afeções da pele Ensino Prático: I. Seminários 1. Atendimento na farmácia – Aspetos gerais da componente interpessoal 2. Atendimento na farmácia – Grupo especiais (pediatria e geriatria; Gravidez e amamentação) II. Role playing 1. Febre e dor 2. Afeções das vias respiratórias superiores 3. Afeções do sistema digestivo 4. Afeções do sistema vascular 5. Afeções femininas 6. Afeções da pele
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação da UC: A avaliação da componente teórica inclui três elementos: • Em cada aula, resolução autónoma, de exercício individual disponibilizado na plataforma e-learning (Moodle) - 30% • Exame final individual – 35% • Resolução de caso clínico, em grupo, com recurso a fontes de informação – 35% A avaliação da componente prática inclui três elementos: • Assiduidade - 10% • 1º role play | autoscopia - 30% • 2º role play | desempenho clínico e comunicacional - 60% A nota final é obtida a partir do resultado agregado das componentes teórica e prática na ponderação de 50% cada.