Disciplina Curricular

Gestão da Qualidade em Saúde GdQeS

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção III

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular de Gestão da Qualidade em Saúde (GQS) tem como objetivos promover a aquisição de conhecimentos, competências e capacidades que possibilitem a intervenção dos Mestres em Ciências Farmacêuticas ao nível do desenho, planeamento e gestão das funções qualidade, risco e efetividade em todos os níveis do sistema de saúde. As funções qualidade, risco e a efetividade são centrais, tanto ao nível das organizações privadas e públicas, como também ao nível da gestão macro dos sistemas de saúde.

Programa

Ensino Teórico 1. Introdução e evolução histórica. a) Evolução histórica da qualidade, risco e eficiência, eficácia e efectividade. b) Evolução dos conceitos de qualidade, risco e eficiência, eficácia e efectividade. c) Qualidade, risco e efectividade em saúde 2. Inspeção, Controlo, Garantia, Gestão pela qualidade total (TQM), Melhoria Continua da qualidade (CQI), Gestão do Risco (QRM) a) Paradigmas na gestão da função qualidade e risco b) Bases dos diferentes modelos e sua aplicação nos diferentes sectores da saúde 3. Sistemas de Gestão da Qualidade e Risco a) Sistemas de conformidade e excelência b) Sistemas de conformidade e excelência no sector da saúde. 4. Referenciais na Qualidade e Risco a) Referenciais nacionais b) Referenciais sectoriais c) Referenciais com bases geopolíticas d) Referenciais internacionais 5. Gestão do Risco a) Conceito de risco b) Modelos de risco c) Sistemas de Gestão de Risco 6. Ferramentas da Qualidade e Risco a) Ferramentas clássicas b) Ferramentas não clássicas c) “Checklist” d) “standard operating procedure” (SOP) e) Novas dimensões da qualidade e risco com base em series longas e “big data” f) Aplicação no sector da saúde 7. Auditorias a) Auditorias bases e tipos b) Técnicas de auditoria c) Fases de auditorias d) Base comportamentais das auditorias e) Evidencia e auditorias f) Amostragem em auditoria g) Relatório de auditoria 8. Risk Base Audit (RBA) a) Risk base audit b) Risk base internal audit 9. Indicadores na Gestão da Função Qualidade e Risco a) Tipos de indicadores b) Indicadores e critérios c) Características e limitações dos indicadores d) Fontes de indicadores 10. Gestão de Projectos e Equipes de Qualidade e Risco a) Características de um projecto b) Dinâmicas de grupo c) “Scenario planning” d) “Serendipity” 11. Integração Qualidade, Risco, Efectividade a) Custos b) Custos da qualidade e risco c) Custos da não qualidade e risco d) “Decision tree” 12. O futuro da Qualidade e do Risco a) Tendências b) Desafios c) Necessidades Ensino Prático 1. Estudo de casos, simulações e “role playing”

Métodos de ensino e avaliação

O ensino baseado na aquisição de conceitos, princípios e ferramentas seguido da sua aplicação e exemplificação pratica. Pretendesse assim estimular e desenvolver as capacidades de intervenção, reflexão, analítica e o pensamento crítico dos estudantes Serão utilizadas ferramentas como Moodle, Google Drive, Dropbox, recursos do Zoom, fotos, vídeos e simulações assim como a observação pelos estudantes de eventos do seu contexto e vivencia. O docente actuara assim como facilitador de atividades e projetos de aplicação dos conhecimentos adquiridos assegurando á integração de conteúdos e competências assim como o desenvolvimento do espírito crítico dos estudantes numa perspetiva interdisciplinar e pluridisciplinar integrada num contexto de prestação e gestão de cuidados de saúde. A avaliação contínua considera a assiduidade, atitude, participação, interesse e projeto final (Hackathon), com peso de 50% da nota. O projeto final, com uma contribuição de 50% da nota final é realizado em equipa (1 a 3 elementos por grupo), explorará conteúdos/aprendizagens suportada por meios acordados com o decente (e.g. vídeos, podcasts, infographics, blogs, comics, posters, jogos, ilustrações, folhetos, …).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre