Disciplina Curricular
Nanotecnologia Aplicada à Imunoterapia NAaI
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção IV
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o aluno adquira competências necessárias ao desenvolvimento de imunoterapias, através da aplicação de conceitos subjacentes à nanotecnologia farmacêutica na regulação da resposta imunológica contra o cancro. No final desta UC pretende-se que os alunos i) compreendam a interação entre células imunológicas e outras células no microambiente tumoral, e a correlacionem com as abordagens imunoterapêuticas existentes, de forma a identificar as suas limitações; ii) reconheçam a potencial aplicação de biomarcadores moleculares e genéticos no desenvolvimento de imunoterapias contra o cancro; iii) entendam os conceitos subjacentes à investigação, desenvolvimento tecnológico e fabrico de imunoterapias à base de nanosistemas, reconhecendo a multidisciplinaridade necessária para a formulação de sistemas nanométricos capazes de bloquear a interação entre células imunológicas e células tumorais, bem como factores moleculares e celulares associados à iniciação e progressão de tumores; iv) compreendam os principais desafios associados ao estudo preclínico e clínico de nano-immunoterapias, em especial aqueles subjacentes à transposição da escala (laboratorial, piloto, industrial), e ao controlo da qualidade destes medicamentos.
Programa
O curso está dividido em módulos que incluem as seguintes matérias: 1. Introdução (principais desafios associados ao cancro; abordagens imunoterapêuticas atuais; nanotecnologia em cancro). 2. Immuno-oncologia. 3. Imunoterapia anti-tumoral (estratégias atuais). 4. Nanotecnologia Farmacêutica e regulação do sistema imunitário. 5. Aplicação clínica de nanomedicamentos em imunoterapia: principais desafios.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino teórico é estruturado em apresentações de 60 minutos recorrendo, geralmente, à projecção de slides. O material de apoio é facultado aos alunos antecipadamente (cerca de uma semana) via moodle/Fenix, acompanhado da respectiva bibliografia. Seminários irão ser lecionados por convidados (indústria, agências reguladoras, hospitais, associações de doentes) de forma a partilhar experiências e conhecimentos associados à aplicação da nanotecnologia em imunoterapia. Estes seminários, bem como todas as notícias relacionadas com esta UC, serão partilhados com os alunos via Fenix/Moodle. O ensino prático inclui aulas de análise e discussão de tópicos previamente definidos e disponibilizados aos alunos, bem como o desenvolvimento de um projeto final cujo tema foi selecionado pelos alunos e validado pelo docente no início do semestre. A ênfase é colocada no ensino sistematizado dos conceitos mais avançados da nanotecnologia farmacêutica aplicada à imunoterapia. A avaliação faz-se através de um exame final, de acordo com o regulamento pedagógico da FFULisboa. A avaliação do ensino prático é essencialmente contínua incidindo sobre a prestação geral do aluno, através da apresentação de dois trabalhos desenvolvidos pelos alunos para responder aos desafios subjacentes aos tópicos propostos no início do semestre (70%), bem como do projeto final, por exemplo, sob a forma de um video, website, pod-cast ou jogo (30%). A classificação final da disciplina resultará de 50% correspondente à avaliação do ensino teórico e 50% correspondente à avaliação do ensino teórico-prático.