Disciplina Curricular

Anatomia Patológica e Patogénese Molecular APePM

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > Opção I

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Anatomia Patológica e Patologia Molecular é o ramo da ciência que estuda o efeito da doença na estrutura dos órgãos do corpo, tanto a nível macroscópico como microscópico e molecular. O papel primordial da Anatomia Patológica e Patologia Molecular é identificar alterações que possam ajudar a diagnosticar a doença, a definir o seu tratamento e a elucidar qual o prognóstico na resposta à terapia. A Anatomia Patológica e Patologia Molecular tem vindo a ganhar elevada relevância na aproximação a uma medicina personalizada permitindo um diagnóstico mais correto da doença, a discriminação molecular dos alvos terapêuticos e a possibilidade de predizer a resposta a uma definida estratégia terapêutica. Depois de frequentar o curso os alunos deverão: - Adquirir competências teóricas e práticas para poder identificar e interpretar alterações da arquitetura do tecido, e os eventos teciduais, celulares e moleculares responsáveis por diferentes tipos de patologias; - Adquirir preparação teórica e prática geral sobre as metodologias comuns e avançadas utilizadas em Histopatologia; - Ser capazes de utilizar o estudo das lesões (morfológicas, imunológicas, moleculares) como instrumento para a compreensão da etiopatogénese, diagnóstico, seleção terapêutica e prognóstico das doenças centradas em órgãos e sistemas. Para uma compreensão dos mecanismos patológicos abordados ao longo das aulas é essencial que o aluno tenha presente conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares: Anatomia, Histologia, Fisiologia, Fisiopatologia, Microbiologia, Imunologia, Hematologia.

Programa

Os conteúdos programáticos englobam conceitos gerais em patologia aplicada ao diagnóstico, focando: Metodologias utilizadas na análise histopatológica, imunocitoquímica, genética e de imunofenotipagem das amostras patológicas; Alterações celulares por adaptação celular em função do crescimento e da diferenciação celular; Alterações celulares por agressão e consequente regeneração tecidular; Alterações metabólicas ; Alterações hemodinâmicas; Inflamação e padrões de alteração morfológica microscópica; Patologia infeciosa; Patologia não neoplásica do sistema imunitário; Neoplasias; Alterações reativas e neoplásicas do sistema hematopoiético; Alterações histopatológicas degenerativas e pela idade; Patologia molecular e Patologia digital.

Métodos de ensino e avaliação

A UC tem 3 ECT, é uma disciplina semestral opcional e vai exigir uma média de 4-5 horas de trabalho por semana (3 h de aula e 1-2 h de tempo de estudo autónomo). Por semana a UC terá 1 h teórica e 2 h de aula prática. Os conceitos teóricos da UC serão apresentados por docentes com experiência nas diferentes vertentes abordadas no decorrer das aulas teóricas. A discussão dos temas abordados bem como a consolidação das competências adquiridas será feita no decorrer das aulas práticas, nas quais serão apresentadas as diferentes metodologias associadas à Histopatologia, serão observadas ao microscópio ou em lâminas digitais amostras associadas às alterações indicadas nas aulas teóricas, e serão discutidos casos clínicos onde se fará a associação da visualização da alteração patológica no tecido com o seu diagnostico, prognóstico e eventual decisão terapêutica. Os alunos terão um exame escrito final (ou 2 testes escritos complementares), com o qual serão avaliados todos os tópicos apresentados no decorrer do curso. O exame valoriza 50% da nota final da unidade curricular. Ao longo das aulas práticas o interesse do aluno bem como a sua participação na discussão das diferentes amostras e casos clínicos apresentados irá valorizar em 25% a nota final da unidade curricular. No final do semestre cada aluno apresentará individualmente um caso clínico em 10 min. no qual irá demonstrar os conhecimentos adquiridos em Anatomia Patológica e Patologia Molecular que permitem a partir da observação de uma lesão identificar a sua patogénese, diagnóstico da doença e potencial seleção de terapêutica. Este seminário valoriza os restantes 25 % da nota final da unidade curricular.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre