Disciplina Curricular

Ciência de Dados no Fabrico de Medicamentos CdDnFdM

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção II

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A crescente digitalização verificada em todos os setores da atividade industrial incluindo a indústria farmacêutica coloca novos desafios aos farmacêuticos. Independentemente da área profissional escolhida, mas com especial importância a indústria farmacêutica nomeadamente nos setores da qualidade e produção, garantia da qualidade/assuntos regulatórios, marketing, negócio, comercial, operações, administração e planeamento e controlo, independentemente do nível (colaboradores e liderança). As principais competências do mundo de hoje a acentuar no futuro próximo são a inovação, colaboração, literacia digital e, sem dúvida, a ciência de dados. As empresas do setor já investiram e investirão mais em software que permite uma recolha alargada de dados. Estas plataformas de software têm a possibilidade de comunicar entre si para trazer informação atual, detalhada e, sobretudo, previsional. A capacidade preditiva é um fator diferenciador da indústria e os profissionais que sejam capazes de trabalhar os dados para a construção de cenários e respostas previsionais, serão o talento mais importante da força de trabalho. Pretende-se com esta UC suprir uma lacuna ao nível da perceção da importância e das estratégias de gerenciamento de dados em grande volume correntemente produzidos pela indústria em virtude da crescente digitalização, na rota da indústria 4.0, também no sector farmacêutico. A área transversal da ciência de dados é hoje incontornável em praticamente todas as áreas do conhecimento e não se limita a recursos humanos das áreas das TIs, mas sim, uma competência fundamental e funcional para recursos humanos de áreas técnicas (ciências exatas e da vida) como também das áreas das ciências sociais por exemplo. A perceção do volume de dados que é gerado em cada instante pelas instituições e a geração de conhecimento a partir destes constitui-se como recurso fundamental para a indústria farmacêutica no sentido de maximizar a geração de conhecimento útil assim como minimizar desperdício de recursos em atividades redundantes. Esta UC pretende abrir aos estudantes do MICF o mundo da ciência de dados aplicada ao fabrico dos medicamentos do ponto de vista do farmacêutico, especialista numa área das ciências da vida, mas também do ponto de vista dos recursos humanos e por isso a inclusão da Professora Doutora Susana Lopes (ISEG) especialista na área dos recursos humanos e das competências em dados em múltiplas organizações. A complementaridade com o setor dos recursos humanos neste contexto prende-se com o objetivo de assegurar a tutoria dos estudantes nesta UC no contexto da sua interação com a organização no contexto da temática da ciência de dados. As principais competências a adquirir pelos estudantes nesta UC são: i) entender o conceito de dados e a sua diferente natureza no contexto da indústria farmacêutica; ii) ser capaz de lidar com grandes volumes de dados gerados em tempo real, nomeadamente estratégias automáticas de manipulação e armazenamento de dados; iii) entender o conceito de base de dados e a sua implementação prática; iv) entender e aplicar em casos de estudo estratégias de análise de dados desde metodologias de “business intelligence” até estratégias de modelação empírica e “deep learning”; v) ser autónomo na produção de conhecimento a partir de dados de múltiplas origens, vi) entender os conceitos básicos de programação e vii) desenvolver competências de disseminação e comunicação do conhecimento obtido dos dados para diferentes audiências dentro da organização assim como estratégias de trabalho em equipa.

Programa

Esta UC está concebida em sessões teóricas/seminários (50min por semana) e uma componente prática/laboratorial essencialmente em laboratório informático (50+50min por semana). Direciona-se esta UC para o 4ºano/2ºSemestre (Opção II) dada a precedência necessária nas UCs de Matemática e Tecnologias Farmacêuticas I, II e III. Todo o foco desta UC estará nos conceitos e no acompanhamento dos mesmos com casos de estudo derivados de situações simuladas assim como dados reais de utilização permitida. A necessidade de conhecimentos prévios na área da ciência de dados não é necessária assim como não serão desenvolvidos em maior profundidade conceitos já ministrados nas áreas das matemáticas (álgebra e cálculo) e estatística. Todo o foco será dado à componente de implementação prática utilizando software para o efeito, designadamente software open-source (sem custos para a FFULisboa) como o “R” para efeitos de gestão e análise de dados e MySQL para suportar o armazenamento e serviço de dados. Os módulos a ministrar são essencialmente: i) digitalização e indústria 4.0 – conceito e desafios; ii) produção e tipo de dados gerados no fabrico de medicamentos: fabrico e controlo de qualidade; iii) manipulação e gestão de volumes grandes de dados: aquisição de dados em tempo real; iv) catalogação, armazenamento e disponibilização de dados; v) métodos de análise multivariada de dados para modelação e extração de conhecimento; vi) conceitos básicos de programação e produção de rotinas para automatização de sistemas de análise; vii) implementação de sistemas de gestão e análise de dados para monitorização e controlo de processos farmacêuticos (p.e., para processos em contínuo) e viii) técnicas e metodologias para disseminação do conhecimento transversalmente à organização em formato escrito e oral.

Métodos de ensino e avaliação

Esta UC está prevista para ensino presencial (por defeito) embora toda a sua estruturação permita o sistema de ensino à distância sem qualquer necessidade de correção ou adaptação quer de conteúdos quer de regime de avaliação. A UC divide-se em módulos teóricos ministrados em sessões de 1 hora (50min) em sala de aula com projetor, que serão focados nos temas das UC. A forma de apresentação variará entre o formato clássico de apresentação com material audiovisual até um formato mais aproximado a um seminário a ser ministrado por um especialista na área. Serão convidados em cada edição desta UC, quatro especialistas provenientes da indústria farmacêutica e do setor da consultoria para ministrarem seminários. As restantes sessões teóricas serão ministradas pelo Prof. João Lopes e duas sessões ministradas pela Profª Susana Lopes (ISEG-ULisboa). Durante as sessões teóricas os alunos serão motivados a interagir de forma direta, através da colocação de questões, mas durante as sessões os alunos serão convidados a interagir através de diversas plataformas online (Kahoot®, Google Forms®,...) para uma maior perceção da evolução da aprendizagem (sem contudo efeito na classificação final da UC). Todas as sessões teóricas terão difusão via remota através de uma plataforma de acesso remoto a selecionar (Zoom®, Google Meet®, Microsoft Teams®, ...) A componente prática/laboratorial (PL) decorre em sessões de 2 horas semanais (50+50min). As sessões PL estão divididas em secções de 7 + 1 + 6 aulas. As primeiras 7 semanas serão sessões guiadas pelos docentes cobrindo os tópicos principais da UC. Sempre com auxílio de casos práticos e em sala de informática, usando o software “R” (GNU Project) e “MySQL” (servidor local apenas). A 8ª sessão será uma visita a uma empresa farmacêutica orientada por um dos tutores onde os alunos terão contacto com os sistemas implementados, nomeadamente sistemas de gestão de qualidade, sistemas de gestão e armazenamento de dados e sistemas de controlo de fabrico. Após este pacote, será comunicado a cada estudante um projeto que irá desenvolver nas restantes 6 semanas. Este projeto será acompanhado em laboratório informático pelos docentes. A cada estudante será atribuído um tutor (proveniente da indústria farmacêutica e/ou empresa consultoria nas áreas da TI) que irá acompanhar o estudante essencialmente de forma remota através das plataformas já mencionadas essencialmente nos períodos designado para OT. Todos os materiais relativos às sessões teóricas (T) e práticas/laboratoriais (PL), bibliografia recomendada, software serão disponibilizados na plataforma Fenix da FF-ULisboa. Para além disso, em todas as edições da UC será iniciada nova turma na plataforma Google Classroom® permitindo aos estudantes da turma interação direta com os docentes e tutores convidados assim como partilha dos materiais, fórum de discussão e plataforma para acompanhamento dos projetos de fim de curso por parte dos docentes/tutores. A avaliação é feita através da apresentação oral do projeto consistindo numa apresentação de duração a estimar em cada edição a todo o staff da UC. Esta apresentação terá um peso de 60% da nota final, sendo a restante nota de 40% atribuída de acordo com uma avaliação contínua durante as 14 semanas da UC. A apresentação poderá ser executada numa plataforma à escolha do estudante compatível com o sistema disponível na sala de aula. As apresentações serão ministradas para o conjunto dos docentes e tutores designados em cada edição da UC. Se necessário e por motivos de força maior, esta UC necessitar de passar a ensino remoto, poderá ser feito no imediato já que toda a estruturação está planificada para essa possibilidade. Não é contudo, possível, assegurar em simultâneo sessões PL em regime presencial em simultâneo com sessões remotas (quando em modo ensino presencial).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre