Disciplina Curricular

Imunologia Imun

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudo da imunologia vai dar ao aluno uma ampla base de conhecimento e construir sobre essa base uma compreensão dos mecanismos de defesa do corpo humano e como pode ser feita a abordagem terapêutica. Esse conhecimento será pertinente tanto para cursos avançados ou para qualquer estudante ativamente envolvidos nas ciências farmacêuticas. A conclusão deste curso permitirá ao aluno: A. Demonstrar uma compreensão abrangente e prática dos princípios imunológicos envolvidos na investigação clínica e ciências farmacêuticas. B. Diferenciar entre a imunidade inata e adaptativa. C. Explicar os mecanismos e as diferenças entre as respostas primárias e secundárias e sua relevância paraas imunizações. D. Identificar o papel de células apresentadoras de antigénio, linfócitos e células fagocíticas nas respostas imunes. E. Diferenciar entre imunidade humoral e celular. F. Discutir dados científicos de imunologia e as questões prementes deste campo.

Programa

A unidade curricular de Imunologia pretende fornecer os conceitos básicos e a terminologia da imunologia. Começará com os componentes mais importantes (células, tecidos, anticorpos, citocinas) envolvidas na defesa do hospedeiro contra agentes infecciosos. Palestras introdutórias servirão para descrever e diferenciar entre defesa natural (inata) e mecanismos de imunidade adaptativa mediada por linfócitos B e T e os seus produtos derivados. Posteriormente, as interacções celulares, especialmente a diferenciação de subconjuntos de células T auxiliares e a produção de citocinas relevantes, irão ser também descritos. Aqui serão incluídos os mecanismos de activação de linfócitos T e reguladores. Finalmente, será discutida a imunologia clínica. Os tópicos abordados incluem: auto-imunidade e doenças auto-imunes; reacções de hipersensibilidade incluindo distúrbios atópicos e asma; mecanismos de rejeição de transplantes; e desordens de imunodeficiência; Cancro e HIV.

Métodos de ensino e avaliação

As palestras teóricas vãoabordar os principais objetivos de aprendizagem para cada capítulo. É sempre recomendável que os alunos leiam o material de leitura atribuído antes de vir para a aula, uma vez que as palestras irãoabordar conceitos imunológicos importantes, mas muitas vezes complexos. A primeira parte de cada palestra irá rever o material da aula anterior e liga-la com a aula presente, a fim de melhor reorientar e introduzir o novo material de estudo. Utilizaremos uma combinação de métodos de ensino didático e estudos de caso. Os alunos devem ser chamados a responder a perguntas sobre o tema de estudo.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre