Disciplina Curricular

Química Farmacêutica II QFar-II

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

7.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC o aluno deve demonstrar capacidade para: - Prever e identificar produtos de degradação de fármacos. Explicar mecanisticamente as possíveis vias de degradação desses fármacos. Trabalhar dados cinéticos de reações químicas de maneira a determinar tempos de semivida de degradação e desenhar perfis de pH-velocidade reconhecendo as zonas de maior ou menor estabilidade dos fármacos. - Nos grupos terapêuticos leccionados na UC: Relacionar a maior ou menor atividade dos fármacos com o tipo de interações estabelecidas com os respectivos recetores. Perceber os grupos substituintes que melhoram a relação estrutura atividade e porquê. Estabelecer as vias sintéticas de alguns exemplos de fármacos apresentados nas aulas teóricas. - Relativamente à Química Farmacêutica Inorgânica deverá compreender os mecanismos químicos associados à actividade terapêutica ou à essencialidade de alguns elementos-chave da TP, bem como a toxicidade por estes apresentada.

Programa

A UC começa por introduzir alguns conceitos necessários ao estudo da estabilidade química de fármacos no processo de desenvolvimento: vias de degradação e cinética. São descritos alguns grupos terapêuticos (esteróides; peptidomiméticos; antivirais, antibacterianos e antimaláricos; analgésicos de ação central; adrenérgicos e anti-histamínicos; fármacos bioconjugados) apresentando os mecanismos moleculares de ação e dando ênfase às relações estrutura-atividade. Por fim, são estudados compostos de natureza inorgânica: i) agentes terapêuticos na osteoporose; ii) papel do centro metálico na formação de complexos com implicações biológicas; iii) compostos inorgânicos usados em imagiologia. No ensino laboratorial são efetuadas sínteses e caracterização de compostos com atividade farmacológica e o estudo monográfico completo de um composto inorgânico inscrito na Farmacopeia. No ensino prático são resolvidos exercícios relacionados com a matéria das aulas teóricas.

Métodos de ensino e avaliação

A UC é composta por componente teórica, laboratorial e prática. Componente teórica: os tópicos são apresentados em palestras. Prática: no início do semestre é dado aos alunos um conjunto de problemas sobre os temas estudados nas aulas teóricas. Os alunos são aconselhados a resolver os exercícios em casa e durante as aulas são tiradas dúvidas sobre a resolução. Laboratório: são efetuadas sínteses de compostos com interesse terapêutico. Os alunos preparam o trabalho em casa para depois executarem as sínteses propostas. Os compostos são identificados por técnicas espectrométricas. Por último, os alunos desenvolvem um estudo monográfico completo de um composto inorgânico inscrito na Farmacopeia Portuguesa. A avaliação da UC é feita através de um exame escrito sobre a matéria teórica (T) e sobre a matéria laboratorial (L), com uma pontuação de 0 a 20. Para ter aproveitamento o aluno terá de obter pelo menos 9,5 valores nas duas provas. A pontuação final será igual a: (T x 0,7) + (L x 0,3)

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre