Disciplina Curricular

Hematologia H

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo é conferir competências para que o aluno: -Adquira conhecimentos sobre hematopoiese e elementos figurados do sangue (estrutura, morfologia e funções) e hemostase, em situações fisiológicas e patológicas. -Compreenda o fundamento das diferentes técnicas usadas e saiba adaptá-las a diversas situações e, também, a importância do conhecimento dos mecanismos subjacentes às doenças para a elaboraração de diagnósticos precisos e descoberta de novos alvos moleculares. -Consiga identificar situações patológicas e diferenciar as hematopatias não malignas das malignas. -Saiba interpretar citogramas e histogramas e correlacionar os dados com a observação morfológica -Compreenda a importância da fase pré-analítica na qualidade dos resultados obtidos. -Consiga interpretar dados hematológicos, em função da história clínica do doente e de conhecimentos teóricos e técnicos. -Seja prudente no fornecimento de resultados duvidosos e tenha a noção da urgência de obtenção de alguns dados

Programa

Ensino Teórico: - Hematopoiese. Caracterização, identificação e funções dos intervenientes. – Estudo da medula óssea. Hemograma. - Anemias, poliglobulias, hemocromatoses e porfirias - Alterações quantitativas, qualitativas, não malignas e malignas dos leucocitos. - Tumores do tecido hematopoiético e linfático. Classificações FAB e OMS. - Hemostase. Alterações congénitas e adquiridas - Transfusão de sangue e transplantação hematopoiética - Farmacoterapia das hematopatias Ensino Laboratorial: Regras de funcionamento do laboratório de hematologia - Execução, coloração e observação de esfregaços de sangue normal - Hemograma: Interpretação de citogramas e de histogramas. Indices hematimétricos. Alterações dos eritrócitos em anemias. Hemoglobinopatias e poliglobulias. Identificação de eritroblastos. Contagem de reticulócitos. - Execução de fórmulas leucocitárias de amostras com hemopatias não malignas e malignas. Contagem de plaquetas. Velocidade de sedimentação globular.

Métodos de ensino e avaliação

- O ensino teórico fornece os elementos necessários para a execução correta e para a interpretação dos resultados obtidos nas diferentes técnicas executadas. O ensino teórico e prático são complementares e encontram-se coordenados. - A avaliação laboratorial compreende uma avaliação contínua, baseada nos resultados obtidos pelos alunos em todas as aulas laboratoriais (50%) e um exame prático final (50%) que incidirá na execução de técnicas préviamente executadas nas aulas laboratoriais e na análise e interpretação dos resultados. - A classificação final da avaliação prática deverá ser superior a 9,5 valores para que o aluno possa fazer a avaliação teórica. Se for inferior ficará eliminado. - A avaliação final da disciplina será obtida através de um exame final, onde constam questões relacionadas com os conteúdos teóricos lecionados (50%) e da classificação final obtida nas aulas laboratoriais (50%).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre