Disciplina Curricular

Gestão em Farmácia GFarm

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 4º Ano > 201_opção II

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos devem familiarizar-se com as principais noções de economia e gestão, nomeadamente, produto e despesa, custo, proveito e resultado. Importância dos stocks e ciclos de caixa no funcionamento da empresa, breakeven e principais indicadores de gestão. Papel dos recursos humanos E noções básicas de marketing, nomeadamente segmentação, targeting e product mix e merchandising.

Programa

Noções Gerais de Organização e Administração A Empresa - As principais funções numa empresa A Indústria Farmacêutica Gestão – princípios de economia e gestão, custos e proveitos Recursos Humanos – motivação e liderança Produção – sistemas de produção, planeamento e gestão de stocks Marketing – segmentação, product mix, ciclo de vida, merchandising

Métodos de ensino e avaliação

As matérias são apresentadas e discutidas nas aulas teóricas e revistas nas aulas práticas com resolução e discussão de exercícios e casos práticos. A avaliação das aulas práticas é contínua, em aula. É efetuado avaliação teórica por exame sendo no final 60 % do exame teórico e 40 % da prática.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre