Disciplina Curricular

Engenharia Genética EGen

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Engenharia Genética (EG) surge no início dos anos setenta como área científica autónoma após duas descobertas fundadoras: a existência de elementos extra-cromossomais em bactérias que codificavam genes que conferiam resistência a antibióticos e a existência de enzimas que hidrolizavam o DNA em sequências específicas, as endonucleases de restrição. Em 1982 é introduzido no mercado Norte Americano o primeiro medicamento produzido na Eli Lilly por EG, o “Humulin”, a insulina humana. São três os objectivos da UC laboratorial: a programação, a execução e o relato escrito de um projecto onde o aluno aplica a tecnologia do DNA recombinante. O gene de interesse será clonado em E. coli num vector de expressão. Os alunos terão que apresentar um caderno de laboratório, um relatório do trabalho e ainda que escrever uma monografia sobre um tema relacionado com a Eng. Genética.

Programa

1) Apresentação e escolha dos projectos laboratoriais e dos temas das monografias (grupos de dois alunos para o projecto laboratorial); 2) Estratégia e planeamento: bibliografia a consultar, equipamento dispo-nível (incluindo estirpes bacterianas e vectores), estudo prévio das técnicas a utilizar e calendarização detalhada; 3) Preparação de meios de cultura; preparação de células competentes; 4) Preparação de ácidos nucleicos: vectores e DNA alvo; 5) Transformação e selecção de clones; 6) Verificação da clonagem por análise de restrição dos vectores recombinantes. 7) Verificação da actividade enzimática da proteína recombinante. 8) Análise geral de resultados. Exemplos de temas para as monografias: Legislação sobre OGM; Terapia génica; vacinas de DNA. Os alunos podem propor temas.

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia de ensino desta UC é presencial e aprendizagem activa, tendo os alunos que frequentar pelo menos 2/3 das aulas. Os alunos terão que planear e executar um projecto de clonagem e expressão de uma enzima de restrição em E. coli. Trabalharão em grupos de dois e irão aprender e executar as técnicas básicas da tecnologia do DNA recombinante: análise e planeamento bioinformático com o SnapGene, escolha de vector, escolha do gene na base de dados REBASE, produção de meios de cultura, preparação de células competentes, isolamento e purificação de DNA, desenho de primers e PCR. Num projecto científico, o seu planeamento, o registo do que se fez e respectivos resultados, bem como o relatório final são fundamentais para o seu sucesso. São pois estas a áreas que serão utilizadas na avaliação: caderno 30%, relatório 30%, monografia 30% e 10% para a assiduidade.

Disciplinas Execução

2016/2017 - 1 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre