Disciplina Curricular
Farmacoterapia I Farmaco-I
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Capacitar os alunos quanto à caracterização das diferentes patologias abordadas, ao conhecimento das estratégias terapêuticas recomendadas pelas Normas nacionais e internacionais mais actuais, analisar a resposta às intervenções terapêuticas e necessidade de ajustes no ponto de vista de selecção do medicamento e associações medicamentosas alternativas tendo em vista a obtenção dos melhores resultados clínicos globais da terapêutica e a sua segurança efectiva. Os alunos devem ainda adquirir conhecimentos quanto às medidas não medicamentosas essenciais à resposta terapêutica adequada a cada situação clínica. Pretende-se que os alunos distingam os diferentes tipos de guidelines terapêuticas e sejam capazes de resolver casos clínicos.
Programa
São abordadas e caracterizadas patologias do foro cardiovascular, endócrino/metabólico e digestivo com ensino das terapêuticas recomendadas pelas guidelines terapêuticas mais recentes e aplicadas na prática clínica a nível europeu e nacional. Situações clínicas cardiovasculares: hipertensão, dislipidemia, doença isquémica cardíaca, insuficiência cardíaca, fibrilhação auricular, doença arterial periférica e venosa, doença tromboembólica. Situações clínicas digestivas: esofagite de refluxo, gastrite, úlcera péptica, doenças hepáticas, doenças inflamatórias intestinais, náuseas e vómitos, insuficiência digestiva, diarreia e obstipação. Situações clínicas endócrinas/metabólicas: diabetes mellitus tipo 1 e 2, afecções adrenais, afecções tiroideias, menopausa, andropausa, osteoporose. Corticoterapia. Discussão do tipo de guidelines publicadas por Sociedades Científicas Nacionais e Internacionais, como caracterizar e avaliar.
Métodos de ensino e avaliação
Ensino teórico em sala de aula com a apresentação magistral dos temas, iniciando-se a abordagem terapêutica com a caracterização da situação clínica respectiva. O ensino prático consta de resolução de casos clínicos relacionados com os temas abordados nas aulas teóricas e referências às normas terapêuticas clínicas mais recentes. Os alunos são avaliados pela sua intervenção nas aulas práticas e pelo exame de avaliação de conhecimentos globais sobre farmacoterapia das situações clínicas estudadas, que se realiza no final do semestre.