Disciplina Curricular
Botânica Farmacêutica BFarmace
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No âmbito do MICF, a Unidade Curricular (UC) Botânica Farmacêutica é uma disciplina básica e abrangente. O seu objectivo é proporcionar a aquisição de conhecimentos gerais sobre a célula vegetal, sobre os processos bioquímicos de plantas e ainda sobre diferentes grupos botânicos. São igualmente transmitidas aos alunos as principais linhas de investigação desta área, destacando-se a sua importância e aplicação no âmbito das ciências farmacêuticas. As principais competências a adquirir pelos alunos deverão ser: - Caracterizar a célula vegetal e a especificidade do seu metabolismo; - Reconhecer e compreender diferentes níveis de organização nos grupos botânicos; - Tomar contacto com literatura científica desta área e com as monografias da Farmacopeia Portuguesa; - Desenvolver sentido crítico e reconhecer possíveis áreas de aplicação da Botânica Farmacêutica nas ciências farmacêuticas.
Programa
A diversidade biológica e o processo classificativo de plantas. Biologia celular vegetal: organelos específicos da célula vegetal. Fotossíntese e fotorespiração: processos fisiológicos únicos em plantas. Caraterização de Filos vegetais: abordagem evolutiva de alguns grupos botânicos (das algas às plantas com flor). Referência às adaptações vegetativas, reprodutivas e químicas e ao seu interesse e aplicação em Ciências Farmacêuticas. Biologia do desenvolvimento vegetal: fitohormonas e aplicações de técnicas de biotecnologia vegetal às Ciências Farmacêuticas. Apresentação de exemplos. Introdução à Etnobotânica: breve referência a estudos etnobotânicos e importância na descoberta de novos compostos com actividade biológica. Histologia e anatomia vegetal. Importância dos caracteres morfológicos, histológicos e anatómicos na identificação de fármacos vegetais. Exemplos de monografias de fármacos vegetais da Farmacopeia Portuguesa.
Métodos de ensino e avaliação
O Ensino Teórico (ET) é presencial e recorre a métodos audiovisuais. É estimulada a intervenção dos alunos. No Ensino Teórico-Prático (EP) desenvolve-se e estimula-se a apresentação e discussão de temas do programa, com exemplos práticos. Os conteúdos das aulas e outro material didáctico são disponibilizados em pdf, através da plataforma Moodle. Avaliação do ET (70%) é feita com um exame final escrito, constituído por 200 alíneas, devendo o aluno assinalar cada uma, como verdadeira (V) ou falsa (F). Cada resposta certa tem a cotação de 0,1 e, quando errada, é descontado metade desse valor. A avaliação do EP (30%) é contínua, atendendo-se a assiduidade, interesse, preparação de aulas e respostas a questões. Também inclui a apresentação oral e discussão em grupo (3 - 4 alunos) de uma monografia sobre um tema seleccionado. A aprovação nesta UC é com nota final igual ou superior a dez (10) valores. Todas estas informações são fornecidas na 1ª aula, aquando da apresentação da UC.