Disciplina Curricular

Cuidados Farmacêuticos CFarm

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC visa promover a aquisição de conhecimentos e habilidades que permitam fornecer serviços cognitivos que se enquadram nas actividades clínicas de farmacêutico para a melhoria do estado de saúde dos doentes. Visa ainda que os alunos apreendam a diferenciar os objectivos especificos de cada um destes serviços cognitivos e dos requisitos estruturais para a sua prestação. Os serviços incluídos nesta unidade curricular compreendem, quer os serviços focados na avaliação do processo de uso da medicação, quer os serviços que avaliam os resultados da medicação (clínicos, econômicos e humanísticos), e são de aplicação em qualquer setting farmacêutico. A unidade curricular deverá proporcionar o desenvolvimento das competências seguintes: a) saber construir e avaliar um perfil farmacoterapêutico completo de um doente; b) saber realizar intervenções, quer dirigidas ao médico quer ao doente; e c) saber avaliara resultado dessas Intervenções

Programa

1. Evolução Histórica dos Cuidados Farmacêuticos 2. Papel do Farmacêutico em doenças específicas (p.e., Doença Renal Crónica) 3. Tipos de serviços nos Cuidados Farmacêuticos 4. Problemas no processo de uso de medicamentos 5. Revisão da Medicação 6. Acompanhamento farmacoterapêutico 7. Práctica baseada na evidencia 8. Intervenção para a melhoria da adesão 9. Barreiras para a implementação de serviços 10. Mudanças de comportamento em saude 11. Informação sobre medicamentos

Métodos de ensino e avaliação

O ensino/aprendizagem processa-se através da integração de: a) Ensino Teórico: apresentação pelo docente dos temas e onde o alunos são estimulados a participar. b) Ensino Prático: com realização em grupo de exercícios simulando investigação e análise critica de artigos científicos, e simulação de situações de prática clinica; c) Tutorias: Os tutores são os docentes do curso. A comunicação entre os alunos e professores é presencial e/ou através de e-mail. A avaliação da aprendizagem é continua através do acompanhamento do progresso de conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno, considerando a assistência às aulas e a participação activa em debates, assim como um exame escrito. A avaliação do ensino é efectuada atraves de uma sesão presencial e voluntário que recolhe a opinião dos alunos sobre os objectivos, conteúdos programáticos, sistema de avaliação, e integração dos temas abordados no módulo

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre