Disciplina Curricular

Marketing e Empreendedorismo Farmacêutico MEF

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 4º Ano > 200_opção I

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

•Noções atuais sobre análise e estudos de mercado, modelo de negócio, estratégia de entrada no mercado, cadeia de valor, contexto macro-económico e marketing estratégico •Fundamentos teóricos e técnicas para a formulação e criação de um plano estratégico, de um plano de negócio e do consequente plano de marketing. No final da disciplina, os alunos terão criado e defendido um plano de negócio na área farmacêutica •Aplicar os conhecimentos adquiridos à Indústria Farmacêutica, à Farmácia Comunitária, à Indústria Nutracêutica e de Alimentos Funcionais, às Análises Clínicas, dotando o candidato de uma visão integradora e crítica dos principais negócios do mercado farmacêutico actual •Confrontar os alunos com experiências relevantes vindas do próprio sector e fornecer ferramentas para as análises da viabilidade económica e financeira de um negócio •Estimular a atitude empreendedora do aluno e no aluno e incentivar a compreensão análise das oportunidades de negócios na área farmacêutica

Programa

I–Introdução ao Marketing e Empreendedorismo (MEF) II–Contexto Externo e Interno III–Formulação de Estratégica de um Negócio a)Definição b)Objetivos, Valores, Missão, Visão c)Estratégia de Negócio, Funcional, Corporativa, Fusões e Aquisições d)Indicadores de Performance e)Ferramentas de Análise IV–MEF Aplicado a)Análise de mercado b)Da ideia à conceptualização c)Estratégia de entrada no mercado d)Posicionamento e segmentação e)Estratégia de marca e produto f)Discriminação de preços e cálculo de margens g)Canais de distribuição e barreiras h)Lançamento de produtos e serviços i)Promoção e plano de comunicação j)Sumário executivo k)Criação de plano de negócio l)Técnicas de defesa do plano para diferentes investidores V–Análise crítica de negócio e viabilidade a)Conceitos b)Técnicas atuais de análise c)Filtros estratégicos d)Tipos de investidores e)Estudos económicos e financeiros: análise e interpretação f)Conclusão de Viabilidade

Métodos de ensino e avaliação

Aulas com apresentação e discussão dos temas do conteúdo programático e com a aplicação prática dos conhecimentos. Exposição teórica, apresentação de estudos de caso e de casos práticos. Apresentação de trabalhos em grupo e defesa final de trabalho de grupo. Nas aulas práticas será desenvolvido o plano de negócios com a participação de mentores da indústria farmacêutica. Considera-se três momentos de avaliação durante o período lectivo: 1) Trabalho em grupo – Criação de um Plano de Negócio a) Criação e entrega do Plano de Negócio 25% da classificação final b) Defesa Plano Negócio 10% da classificação final 2) Exame (individual) 40% da classificação final 3) Participação nas aulas (individual) 25% da classificação final

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre