Disciplina Curricular
Bioestatística Bioes
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos consolidem ou adquiram conhecimentos sobre os conceitos fundamentais de Probabilidade e aprendam os métodos básicos de Inferência Estatística, tanto paramétrica como não paramétrica, que constituem uma ferramenta indispensável à tomada de decisões em situações de incerteza. Deste modo, os alunos devem ser capazes de identificar e aplicar os métodos estatísticos apropriados para a análise dos dados em cada situação. Estas competências são de grande importância na área das ciências farmacêuticas, tanto numa vertente aplicada como no âmbito da investigação científica.
Programa
População e amostra. Análise exploratória de dados. Características amostrais; representações gráficas. Probabilidade: conceitos e propriedades. Probabilidade condicional e independência; teorema de Bayes. Variáveis aleatórias (discretas e contínuas) e características populacionais. Estudo detalhado de alguns modelos probabilísticos. Distribuições de amostragem dos momentos empíricos em populações normais. Teorema Limite Central. Inferência Estatística Paramétrica: estimação pontual; intervalo de confiança para a proporção e para os parâmetros de uma população normal; testes de hipóteses sobre a proporção e sobre os parâmetros de populações normais e não normais. Inferência estatística sobre a diferença entre proporções, a razão entre as variâncias de duas populações normais e a diferença entre os valores médios de duas populações. Análise da variância. Inferência Estatística não Paramétrica: testes não paramétricos para estudo de uma população e comparação de duas ou mais populações.
Métodos de ensino e avaliação
Os métodos estatísticos apresentados são os mais frequentemente utilizados quando se pretende analisar dados no âmbito das ciências farmacêuticas. Além disso, a compreensão dos métodos de inferência estatística requer o conhecimento de conceitos de Probabilidade, sendo portanto necessário que os alunos comecem por adquirir e consolidar esses conhecimentos.