Disciplina Curricular
Dispositivos Médicos DM
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 4º Ano > 200_opção I
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo desta UC é que os alunos adquiram conhecimentos na área dos Biomateriais e Dispositivos Médicos. Nesse sentido, no final desta UC o aluno deve: (i) saber discutir aspetos químicos, mecânicos e biológicos dos biomateriais; (ii) identificar aplicações biomédicas dos dispositivos médicos; (iii) conseguir classificar os dispositivos médicos; (iv) conhecer a regulação, inovação e valor económico da área; (v) identificar as competências do farmacêutico uteis na área dos dispositivos médicos. Adicionalmente, esta UC pretende desenvolver competências e conhecimentos na área dos dispositivos médicos e consolidar conceitos prévios de UCs relacionadas designadamente física, fisiologia e imunologia.
Programa
1.Biomateriais a. Introdução aos Biomateriais utilizados em Dispositivos Médicos. Conceitos. b. Introdução às diferentes classes de Biomateriais. Classificação baseada na natureza química. Metais, Cerâmicos, Polímeros e Compósitos. c. Aspetos da interação meio biológico-biomateriais: biodegradação, inflamação e infeção. d. Aplicações terapêuticas de biomateriais. Ortopedia, Oftalmologia, Dermatologia, Cardiologia, Libertação Controlada de Fármacos. e. A Investigação em Biomateriais. 2. Dispositivos Médicos a. Principais definições, classificação e fronteiras. Exemplos e requisitos para a colocação no mercado. b. Papel das principais entidades: autoridades competentes, organismos notificados, fabricantes, distribuidores. c. Avaliação da conformidade: procedimentos, requisitos essenciais, avaliação clínica. d. Vigilância e seguimento pós-mercado. e. Gestão do Risco de dispositivos médicos. f. Avaliação económica de dispositivos médicos.
Métodos de ensino e avaliação
Na unidade curricular há uma alternância entre momentos expositivos, apoiados em meios textuais e audiovisuais, e momentos de participação activa dos alunos. Estes últimos traduzem-se em: (i)Apresentação e discussão de bibliografia aconselhada no decurso das aulas; (ii)Preparação ou observação de diferentes tipos de biomateriais e dispositivos médicos; (iii)Discussão em grupo de temas propostos. A avaliação final é a média ponderada da avaliação contínua (e.g. participação na aula, em fóruns de discussão) (30%)e de um trabalho de revisão escrito e apresentado oralmente de um tema relevante na área(70%).