Disciplina Curricular

Farmacognosia Farmacogn

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Terminada Farmacognosia, o aluno deverá conhecer: Os grupos de metabolitos secundários com importância terapêutica existentes nas plantas; As plantas medicinais mais utilizadas em medicamentos à base de plantas; Os procedimentos de controlo de qualidade das plantas medicinais e das preparações à base destas; As disposições legais a que estão sujeitos os medicamentos à base de plantas. O aluno deverá também ter: Adquirido competências de investigação para validação do uso concreto das plantas medicinais e dos produtos de saúde à base de plantas; Desenvolvido competências de crítica científica, necessárias à correta interpretação e avaliação do material consultado; Desenvolvido competências de expressão e apresentação oral de trabalhos técnicos; Tomado consciência da necessidade de constante atualização das suas capacidades técnicas e científicas, como garante do seu valor profissional e desempenho conscientemente das suas obrigações profissionais perante a sociedade.

Programa

Ensino Teórico Farmacognosia: Conceito e contexto histórico Legislação comunitária: O estatuto dos medicamentos à base de plantas Produção, conservação de plantas medicinais. plantas medicinais com atividade farmacológica. Estrutura, ocorrência e propriedades farmacológicas dos seus constituintes Controlo de qualidade das plantas medicinais e de preparações à base destas. Perfil metabolómico Ensino Laboratorial Identificação botânica de sene, folha; ginkgo, folha; camomila, flor; pirliteiro, folha e flor; sene da Índia, fruto; amieiro negro, casca; valeriana, raiz Flavonóides como grupo marcador da presença de pirliteiro, folha e flor em produtos de saúde à base de plantas. Antraquinonas como grupo marcador da presença de amieiro negro, casca, em produtos de saúde à base plantas. Características organoléticas, identificação e doseamento de fármacos com óleo essencial (camomila, flor e valeriana, raiz)

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação - Ensino teórico Consiste na realização de um teste escrito englobando o conjunto da matéria teórica lecionada. O contributo da classificação obtida na componente teórica para a classificação final é de 60%, só sendo admitidos ao exame teórico os alunos que obtenham uma classificação laboratorial igual ou superior a 10 valores. - Ensino laboratorial Avaliação contínua, ao longo das aulas e trabalho elaborado em grupo, com apresentação oral, incidindo sobre temas relativo aos trabalhos laboratoriais executados (classificação mínima de 10 valores). O contributo da classificação obtida na componente laboratorial para a classificação final é de 40%.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre