Disciplina Curricular

Farmacoterapia II Farmaco-II

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular visa promover o aprofundamento de conhecimentos e capacidades em grandes áreas da terapêutica, bem como a aquisição de novos conhecimentos e capacidades que permitam refletir o estado da arte que tem sofrido uma evolução significativa nos últimos anos. Ao completar esta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: i) listar os sinais e sintomas mais comuns das patologias estudadas; ii) identificar as controvérsias clínicas no tratamento ou abordagem do doente, e a forma como os profissionais de saúde lidam com estas questões, e; iii) compreender, conceber e desenvolver opinião crítica sobre diagramas e algoritmos de tratamento, linhas orientadoras e protocolos terapêuticos existentes.

Programa

Farmacoterapia da dor. Farmacoterapia das doenças infecciosas. Farmacoterapia das patologias das vias aéreas. Farmacoterapia das patologias renais. Farmacoterapia das patologias neoplásicas e hematológicas. Farmacoterapia de patologias urogenitais (Hipertrofia benigna da próstata, Incontinência urinária). Farmacoterapia de patologias do foro dermatológico. Farmacoterapia no alcoolismo, tabagismo, e toxicodependências. Farmacoterapia de patologias musculo-esqueléticas. Farmacoterapia de patologias do foro psiquiátrico. Farmacoterapia das patologias neurodegenerativas (Doença de Parkinson e Doença de Alzheimer).

Métodos de ensino e avaliação

O ensino/aprendizagem processa-se assim através da integração de: a) apresentação pelos docentes dos temas e onde o alunos são estimulados a participar, b) realização em grupo de casos clínicos, exercícios e problemas, bem como a análise crítica de artigos científicos e guidelines terapêuticas. As aulas serão dadas de acordo com as diferentes tecnologias disponíveis, e irão requerer uma participação ativa dos alunos na resolução de situações reais utilizando as capacidades do grupo na resolução de casos. Estão previstos seminários por convidados bem como a apresentação e discussão de casos oralmente pelos alunos. Se julgado necessário, técnicas de Blended Learning poderão fazer parte do curso. O exame final escrito tem o factor de ponderação de 70% da nota final (14 valores) no que à parte do ensino teórico respeita e 30% da nota final (6 valores) relativas a problemas que refletem o ensino prático.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre