Disciplina Curricular

Bioinformática Bioi

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC estuda e analisa grandes quantidades de dados biológicos, com especial relevância para os dados genéticos, utilizando para tal métodos estatísticos e teoria da informação, incluindo computadores e informática. É hoje uma Ciência fundamental em muitas áreas do conhecimento, nomeadamente na Saúde. O objectivo principal desta Unidade Curricular é fornecer treino básico aos alunos sobre utilização de bases de dados de acesso livre bem como várias aplicações no domínio público, que permitem realizar um conjunto vasto de operações actualmente indispensáveis em muitas áreas das Ciências Biológicas, com implicações directas nas Ciências Farmacêuticas, em especial na concepção, desenvolvimento e fabrico de medicamentos de origem Biológica. Para além da utilização de um conjunto de ferramentas básicas, o aluno deverá também aprender a pesquisar recursos de que necessite para resolver um problema novo, bem como avaliar da credibilidade dos recursos e aplicações no domínio público.

Programa

1) Historical introduction: how and why the use of computers to work biological data. The first databases. The internet. Bibliographic research of literature in the public domain. Public operating systems: UNIX. 2) Molecular Biology main databases. Pharmaceutical oriented databases. What kind of information do they have, how to search and handle it. 3) The NCBI web site. Simple and multiple protein and nucleic acid alignments. 4) Molecular modelling and software for predicting tertiary protein structures. 5) Data repository, virtual machines and NGS data treatment. Applications pipeline. 6) The future: synthetic Biology.

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia de ensino desta UC é presencial e aprendizagem activa, tendo os alunos que frequentar pelo menos 2/3 das aulas. A sala de aula tem 1 computador por aluno com ligação à WWW. O docente apresenta um assunto, fazendo um enquadramento histórico se necessário, recorrendo à projecção de diapositivos como material de apoio, descreve a aplicação ou a base de dados directamente do site. Em seguida apresenta aos alunos problemas para resolverem individualmente. Os alunos têm no máximo uma semana para os entregar. A complexidade dos problemas irá aumentando. A avaliação da aprendizagem é feita através da avaliação dos trabalhos realizados em cada aula, 90%, atribuindo-se 10% à assiduidade.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre