Disciplina Curricular
Bioquímica Clínica BCli
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta unidade curricular os alunos farão uma abordagem das bases da Bioquímica Clínica, incluindo aspectos metodológicos e clínicos, com especial atenção para novos métodos ou novos conceitos na área. Os tópicos a desenvolver incluem o estudo das vias metabólicas, a etiologia e patogénese da doença, assim como os parâmetros e as metodologias mais utilizadas no laboratório clínico.
Programa
A Bioquímica Clínica é uma área multidisciplinar que tem como objectivo a determinação de parâmetros bioquímicos e sua utilização no diagnóstico, tratamento, monitorização ou prevenção da doença. Esta disciplina engloba duas vertentes, analítica e interpretativa, e pode compreender a determinação de vários parâmetros, a sua monitorização e análises de emergência. Os tópicos abordados incluem: proteínas, glícidos e lípidos em Bioquímica Clínica; Equilíbrios ácido-base e hidroelectrolítico; Metabolismos fosfo-cálcico e do ferro; Exploração laboratorial das funções renal, cardíaca, gástrica, intestinal/pancreática e hepática; fisiopatologia da função tiroideia e marcadores bioquímicos. As aulas práticas têm como objectivo consolidar as matérias abordadas no programa teórico, complementando os conhecimentos com a apresentação e discussão de casos clínicos/laboratorias pelos alunos.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino inclui aulas teóricas de apresentação dos diversos temas e aulas praticas onde os conhecimentos adquiridos são aplicados na discussão de casos clínicos. A avaliação teórica consiste num exame final escrito constituído por questões de natureza teórica e interpretativa. A avaliação de conhecimentos efectuada nas aulas práticas ao longo do período lectivo assume a forma de avaliação contínua e representa 30% da nota final. A classificação final é a média ponderada da classificação obtida no exame final (70%) e no ensino prático (30%).