Disciplina Curricular
Farmácia Prática FPrat
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular de farmácia prática tem como objectivo, promover a aquisição de conhecimentos e capacidades que possibilitem a intervenção farmacêutica na gestão da terapêutica, garantindo o uso efectivo e seguro do medicamento, contribuindo para os resultados clínicos, humanísticos e económicos associados aos cuidados de saúde. Deverá promover o desenvolvimento das seguintes competências: a) uma análise integrada das diversas etapas do ciclo de vida do medicamento na demostração de eficácia/efectividade, segurança e relação custo/benefício b) identificar e reportar eventos adversos associados ao uso do medicamento c) adequar em populações especiais a terapêutica no contexto clínico do doente, de acordo com as normas de evidência terapêutica e clínica.
Programa
Evolução da prática farmacêutica. Ensaios clínicos. Farmacoeconomia. Valor terapêutico acrescentado: lista Consort; avaliação crítica dos EC. Selecção de medicamentos: formulários; comissão de farmácia e terapêutica; protocolos; programas de equivalentes terapêuticos. Farmacovigilância: reacções adversas; métodos em farmacovigilância; geração de hipóteses; planos de gestão de risco. Erros de medicação. Princípios da terapêutica focada no doente SOAP. Pediatria: grupos etários; ADME; off-label; cálculo de dose; medicamentos órfãos; adaptação de formas farmacêuticas e doses. Doença renal crónica: diálise peritoneal; hemodiálise; patologias associadas; ajuste de dose. Oncologia: protocolos; validação da prescrição; biossegurança; extravasão; derrames. Nutrição artificial entérica: avaliação estado nutricional; necessidades nutricionais; vias de administração; administração de medicamentos por sonda. Feridas crónicas e material de penso. Monitorização: efectividade e adesão.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular está estruturada para que os alunos consigam resolver os problemas da prática profissional, utilizando um sistema de aprendizagem baseado em casos (case-based leraning). O ensino/aprendizagem processa-se através da integração de: a) ensino teórico: apresentação pelo docente dos vários temas, sendo os alunos estimulados a participar b) ensino prático: realização em grupo de exercícios simulando a prática farmacêutica em contexto real. Neste âmbito é estimulada a análise crítica de artigos científicos, bem como de normas terapêuticas e clínicas. A avaliação é efectuada através de um exame escrito no final do período de aprendizagem. A avaliação do ensino é efectuada através de um questionário de auto-preenchimento anónimo e voluntário, visando a recolha de opinião dos alunos sobre os objectivos, conteúdos programáticos, sistema de avaliação, bem como a qualidade e desempenho dos docentes.