Disciplina Curricular

Química Analítica QAna

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

7.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular de Química Analítica visa introduzir os fundamentos da Química Quantitativa Clássica, com um enfoque nas Volumetrias, numa perspetiva atual, integrada e crítica. Pretende-se desenvolver no Aluno o conhecimento sobre a fundamentação científica das técnicas utilizadas, a capacidade de interiorizar os conceitos teóricos e de os saber aplicar na prática laboratorial. Para tal, a química relacionada com os aspetos teóricos e práticos das titulações é cuidadosamente estudada. Deseja-se que o Aluno compreenda os passos reacionais envolvidos nos equilíbrios pertinentes (ácido-base, precipitação, complexação e oxidação-redução) de forma a identificar e justificar quimicamente o papel de cada interveniente numa titulação. Será privilegiado o recurso ao método lógico-dedutivo na aquisição de expressões que facilitem o cálculo analítico. Espera-se ainda que o Aluno fique apto na execução expedita das técnicas laboratoriais e respetivos cálculos.

Programa

Ensino Teórico Métodos clássicos de análise química quantitativa. Volumetria Ácido-Base: cálculo do pH de soluções aquosas, soluções tampão, indicadores e curvas de titulação; Volumetria de Precipitação: métodos argentimétricos; Volumetria de Complexação: titulações com EDTA; e Volumetria de Oxidação-Redução: fundamentos de electroquímica e titulações em oxidação-redução.Ensino Prático:Resolução de problemas cobrindo a matéria das Teóricas Ensino Laboratorial Normas de segurança. Vol. Ácido-Base:aferição de uma solução de ácido sulfúrico, preparação de soluções de padrões primários e secundários e doseamento do ácido acetilsalicílico num preparado farmacêutico. Vol. Precipitação: doseamento do cloreto de sódio no soro fisiológico. Vol. de Complexação: doseamento do alumínio num comprimido antiácido gástrico e do magnésio num preparado farmacêutico líquido. Vol. Oxidação-Redução: doseamento do ácido ascórbico num suplemento vitamínico e do peróxido de hidrogénio numa água oxigena

Métodos de ensino e avaliação

Teóricas: Aulas magistrais com frequência voluntária. Práticas: Aulas tutoradas com frequência obrigatória. Estimula-se a participação dos alunos através de problemas pré-enunciados e sua resolução. Laboratoriais: Aulas tutoradas com frequência obrigatória. Todo o material pedagógico é disponibilizado através da plataforma de e-learning da FFULisboa. A avaliação da componente Laboratorial (que terá que ser ≥ 9,5 valores) será feita de modo contínuo e quantitativamente com base em elementos de avaliação orais, escritos e de desempenho técnico. A avaliação escrita da componente Teórica+Prática será feita por exame final ou duas frequências (média aritmética simples das classificações conseguidas em ambas as frequências, desde que ambas ≥ 9,5 valores). A classificação final da unidade curricular será a média ponderada das classificações Teórica+Prática (peso de 65%) e Laboratorial (peso de 35%).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre