Disciplina Curricular
Métodos Instrumentais de Análise MIA
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
7.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objetivos principais desta unidade curricular baseiam-se na aquisição de competências por parte dos estudantes no que respeita a: (i) conhecimento dos fundamentos teóricos de diferentes métodos instrumentais, que podem ser classificados de um modo geral em Métodos Espectrofotométricos, Métodos Electroanalíticos e Métodos Separativos; (ii) capacidade para identificar as vantagens e limitações de cada método instrumental; (iii) compreensão do funcionamento dos equipamentos, das funções dos seus componentes básicos, assim como da sua adequada utilização; (iv) capacidade para selecionar a técnica que melhor se adapta a cada situação, tendo em consideração aspetos como os resultados esperados, a adequada preparação da amostra, os custos inerentes às diferentes metodologias e o tempo necessário para a sua execução.
Programa
Introdução ao estudo de Métodos Instrumentais de Análise. Espectrofotometria de Absorção Molecular, nas regiões do Visível, do Ultravioleta e do Infravermelho. Espectroscopia de Emissão por Fluorescência Molecular. Espectrofotometria Atómica: Fotometria de Emissão com Chama, Absorção Atómica, Plasma de Acoplamento Indutivo e Fluorescência Atómica. Potenciometria. Condutimetria. Método volumétrico de Karl-Fisher. Métodos de separação cromatográfica: em fase gasosa e em fase líquida. Electroforese Capilar. Metodologias de preparação de amostra. Espectrometria de Massa. Ressonância Magnética Nuclear. Métodos automáticos de análise. Validação de Equipamentos e de Métodos Analíticos.
Métodos de ensino e avaliação
Esta unidade é composta por aulas teóricas, empregando-se a técnica expositiva; aulas laboratoriais onde os estudantes executam técnicas onde aplicam as competências adquiridas; e aulas práticas onde os estudantes resolvem exercícios e têm oportunidade de intervir de um modo mais ativo. Há um período não letivo para esclarecimento de dúvidas. A avaliação do ensino teórico será feita através de exame final e para a avaliação do ensino prático e laboratorial serão realizados dois testes escritos. Para a classificação final contribuem também fatores como a assiduidade, intervenção nas aulas, preparação dos trabalhos a desenvolver e capacidade crítica para avaliação dos resultados. O estudante será aprovado na unidade curricular se tiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores na avaliação do ensino prático e laboratorial, tendo um peso de 40% na avaliação final. Igualmente no exame final para ter aprovação, a nota mínima é 9,5 valores, correspondendo a 60% da avaliação final.