Disciplina Curricular
Química Orgânica II QOrga-II
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta Unidade Curricular completa a aquisição de conhecimentos e competências em química orgânica com relevância na compreensão dos mecanismos de ação dos fármacos e da sua análise química. Assim, os principais objetivos são conferir aos estudantes conhecimentos e competências em síntese, reatividade e identificação de moléculas orgânicas, necessárias em desenho, síntese e análise de fármacos. Especificamente, pretende-se dar continuidade às Unidade Curriculares de Química Geral e de Química Orgânica I. Assim, dando enfase à relação estrutura-reatividade, pretende-se que os alunos façam a aprendizagem da estrutura, da síntese a da reatividade dos grupos funcionais não estudados nas Unidade Curriculares anteriores. Um outro objetivo é facultar aos alunos a aprendizagem dos fundamentos sobre a ressonância magnética nuclear e a sua aplicação na identificação e caracterização estrutural dos compostos orgânicos.
Programa
• Espectroscopia de ressonância magnética nuclear do protão e carbono 13. • Adição nucleofílica ao grupo carbonilo: aldeídos e cetonas. Estrutura e propriedades. Nomenclatura.Espectroscopia. Síntese. Reatividade. • Condensação aldólica. Formação e reatividade de enóis e enolatos. Compostos carbonílicos α,β-insaturados. • Reação de substituição nucleofílica: mecanismo de adição eliminação. Ácidos carboxilícos e derivados dos ácidos carboxílicos. Estrutura. Nomenclatura. Propriedades físicas. Espectroscopia. Síntese. Reatividade. • Enolatos de ésteres. Formação e reatividade. Compostos β-dicarbonílicos. • Reações de substituição aromática eletrofílica: arenos e aromaticidade. Estrutura. Nomenclatura. Propriedades físicas. Espectroscopia. Síntese. Reatividade. • Aminas e outros compostos contendo azoto. Estrutura e propriedades. Nomenclatura. Espectroscopia. Síntese. Reatividade. • Heterociclos.Nomenclatura. Estruturas e propriedades. Síntese e reatividade.
Métodos de ensino e avaliação
Metodologia de ensino: Exposição dos conteúdos programáticos em aulas teóricas, dando ênfase à explicação dos conceitos básicos da Química Orgânica mecanística e à caracterização estrutural. Discussão da resolução de problemas de aplicação desses conhecimentos em aulas práticas. Metodologia de avaliação: A avaliação dos conhecimentos é realizada através de exame final ou de dois testes escritos eliminatórios de matéria.