Disciplina Curricular

Bioquímica II Bioq-II

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar aos alunos a formação necessária à compreensão do funcionamento bioquímico da célula eucariótica. O aluno deverá adquirir conhecimentos sobre temas específicos, modelos de estudo e métodos experimentais, que lhe permitam: 1) compreender o controlo bioquímico da atividade celular, pelo núcleo e citoplasma, em organismos superiores; 2) estimular atitudes de pesquisa e curiosidade; 3) favorecer aptidões de julgamento independente; e 4) contactar com aplicações nas áreas biomédicas e biotecnológicas relacionadas com as Ciências Farmacêuticas. O laboratório instrui os alunos na utilização de metodologias experimentais e tecnologias modernas, necessárias ao isolamento, purificação e análise de macromoléculas relevantes em processos bioquímicos. O aluno deverá adquirir conhecimentos que lhe permitam: 1) compreender princípios fundamentais e utilizar métodos bioquímicos; 2) elaborar estratégias experimentais; e 3) participar individualmente e em grupo no trabalho laboratorial.

Programa

Abordagem molecular ao estudo da bioquímica dos ácidos nucleicos, nomeadamente a organização supramolecular do material genético; metabolismo do DNA, replicação, reparação e recombinação; transcrição e processamento de RNA. Estudo da bioquímica da síntese de proteínas, desde a tradução de mRNA, até ao endereçamento, modificações pós-tradução, agregação e degradação de proteínas. Organização e funcionamento subcelular dos organismos superiores, no que respeita ao estudo de transporte biológico, transdução de sinal, degenerescência e morte celular, e bases bioquímicas do desenvolvimento e do funcionamento da célula nervosa. O laboratório inclui práticas laboratoriais e procedimentos experimentais relacionados com os diversos temas de estudo, incluindo o isolamento de componentes celulares de um tecido animal; identificação de uma proteína animal; expressão do um gene animal; clonagem molecular de um cDNA; pesquisa de alelos de um gene humano.

Métodos de ensino e avaliação

Estimula a interação com os alunos, a sua integração e o desenvolvimento de dinâmicas coletivas, recorrendo a tecnologias mistas de metodologias de ensino. Sempre que adequado são introduzidos e analisados casos de estudo; aos alunos é pedido que encontrem solução para os casos. São promovidos seminários por convidados. A avaliação recorre a diversas metodologias, se possível, contemplando as preferências dos alunos.As frequências e/ou exames incluem questões de natureza teórica e prática interpretativa, de escolha múltipla e de resposta curta, que pretendem avaliar o nível de conhecimentos adquiridos, a memorização de informação e a sua compreensão, a capacidade de raciocínio, bem como aptidões de expressão e organização de ideias. Os conhecimentos laboratoriais são avaliados através depequenos relatórios e/ou apresentações, tendo em consideração a preparação dos trabalhos, o interesse e a participação, bem como a capacidade de execução experimental e tratamento dos resultados.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre