Disciplina Curricular

Projeto II P-II

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 4º Ano > 201_opção II

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Adquirir conhecimento baseado na corrente pedagógica do “construtivismo” • Participar e interagir numa ambiência real de investigação • Desenvolver competências para proporcionar a melhor resposta a um problema • Adquirir e analisar a informação necessária • Adquirir competência para decidir as estratégias necessárias para atingir os objetivos definidos • Compreender a necessidade de partilhar a informação obtida

Programa

A Unidade Curricular de Projeto baseia-se numa metodologia de aprendizagem centrada no apreendedor e que tem as suas raízes na teoria pedagógica do “construtivismo”. Esta teoria define que o conhecimento é construído através da interação com a ambiência de trabalho/investigação. Uma vez que é necessário proporcionar a melhor resposta possível para o problema elencado, os alunos confrontam-se com a responsabilidade de desenvolver métodos para obterem a informação necessária de modo a atingirem os objetivos definidos. A partilha dos resultados obtidos no seu próprio trabalho é, ainda, um processo relevante no processo de aprendizagem.

Métodos de ensino e avaliação

Os tutores apresentam propostas ao coordenador da Unidade Curricular, que podem ser centradas em prática laboratorial, na área da epidemiologia e sócio farmácia ou história das ciências. As propostas são publicitadas de modo a que os alunos as possam analisar e escolher. Os estudantes podem ainda contactar prévia e diretamente os responsáveis por projeto que desejem ter como tutores. No final do semestre, os alunos elaboram um relatório dos seus resultados com cerca de 30 páginas. Adicionalmente, preparam uma apresentação em powerpoint que é discutida por um júri, em sessão pública previamente anunciada. A exposição tem um período máximo de 15 minutos e a arguição de 10 minutos. O painel de avaliadores, que varia de projeto para projeto, propõe um valor para classificação baseado na análise de toas os elementos, nomeadamente, o conteúdo e forma da monografia, a qualidade da exposição oral e da capacidade de clarificar dúvidas e responder a perguntas.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre