Disciplina Curricular

Anatomia Humana AHum

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso de Anatomia Humana tem como principal objetivo o ensino da constituição e estrutura do corpo humano, organizado por sistemas. O aluno deve ficar a conhecer as principais características dos sistemas locomotor, cardiovascular, linfático, respiratório, digestivo, reprodutor, urináro, nervoso e endócrino, bem como dos órgãos dos sentidos, e respetiva terminologia anatómica. É usada uma abordagem funcional, para que o aluno seja capaz de estabelecer a relação entre estrutura e função, e de orientação aplicada através da apresentação de exemplos de alterações relevantes, de forma a promover a compreensão da importância da Anatomia no contexto das Ciências Farmacêuticas. Pretende-se também estimular o estudo individual e a auto-aprendizagem, bem como o trabalho em equipa, a capacidade de fazer pesquisa, organizar informação e proceder à sua comunicação, como forma de contribuir para o desenvolvimento de competências relevantes para o exercício da atividade profissional.

Programa

A unidade curricular tem início com uma breve história da Anatomia Humana e uma introdução ao estudo do Corpo Humano. Prossegue com o estudo do sistema locomotor, com base na descrição dos ossos do esqueleto axial e apendicular, articulações representativas e músculos. O tópico seguinte compreende o estudo dos sistemas do corpo: cardiovascular (coração, sistema cardionector, pericárdio e vasos sanguíneos); linfático (organização e principais vasos de drenagem linfática); respiratório (vias aéreas e pulmões, pleura e ventilação pulmonar); digestivo (tubo digestivo, órgãos anexos e peritoneu); urinário (rins e trato urinário) e reprodutores masculino e feminino (gónadas, canais, glândulas acessórias e estruturas perineais). O programa termina com a descrição dos sistemas responsáveis pela coordenação e controle das atividades de todo o organismo: o sistema nervoso (sistema nervoso central e periférico), órgãos dos sentidos e sistema endócrino (glândulas e tecidos endócrinos).

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas destinam-se à apresentação dos conteúdos, efetuada de forma expositiva e suportada por imagens e esquemas relevantes para a compreensão da Anatomia. As aulas práticas são centradas no aluno e destinam-se a promover a integração dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. Nas aulas práticas os alunos, organizados em grupos, legendam e interpretem imagens anatómicas representativas da matéria em estudo, recorrendo à utilização de software multimédia, livros de texto e atlas, bem como de modelos anatómicos. Posteriormente, os alunos apresentam oralmente para a turma os conhecimentos adquiridos e são avaliados individualmente através de pequenos testes escritos. Esta metodologia promove a aprendizagem contínua e estimula a participação dos alunos nas aulas, bem como a interação entre eles. A avaliação global é feita com base num exame final escrito, composto por 75 questões de escolha múltipla. A classificação final resulta da nota prática (30%) e teórica (70%)

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre