Disciplina Curricular

Tecnologia Farmacêutica I TFar-I

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

7.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC é o primeiro curso dedicado a formas farmacêuticas sólidas (pós e derivados). Pretende-se que os alunos entendam as propriedades do estado sólido da matéria, a necessidade e vantagem em se produzirem formas farmacêuticas sólidas. Os alunos relacionam as características fisiológicas dos doentes (pediatria) e propriedades intrínsecas dos fármacos com a identificação e desenvolvimento da forma farmacêutica apropriada pelo desenvolvimento, produção e controlo da qualidade de formas farmacêuticas sólidas nas escalas molecular, granel, produto semiacabado e produto acabado. A matéria lecionada na UC é apresentada aos alunos desde a produção de partículas (engenharia de cristais e partículas), operações unitárias para preparar os materiais para a produção de formas farmacêuticas que são submetidas a embalagem e controlado o seu fabrico por técnicas analíticas convencionais e novas tecnologias analíticas em processo (PAT) num contexto de conceção de produto e processo de qualidade (QbD).

Programa

A UC está dividida em módulos: Operações unitárias (mistura, moagem, secagem); caracterização do tamanho e da forma de partículas; reologia de pós; aglomeração e agregação de partículas (granulação); compressão e física da compressão; Conceção experimental e Análise de resultados; Tecnologias Analíticas em Processo (PAT); encapsulação de fármacos (cápsulas dura ou mole); revestimento de formas farmacêuticas sólidas (drageificação, revestimento pelicular e revestimento por compressão ou aglomeração de partículas); materiais de acondicionamento primário e secundário; ensaios farmacotécnicos de formas farmacêuticas sólidas, particularmente ensaio de dissolução; monitorização da velocidade de deslocamento no aparelho digestivo de formas sólidas orais; estratégias de administração por via oral e direcionamento do início do fármaco em cada órgão do aparelho digestivo; design de cristais e de partículas; produção de medicamentos para uso pediátrico; contrafação de medicamentos.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino na UC é constituído por três vertentes complementares: ensino teórico realizado de forma magistral em unidades bissemanais (50min) e uma unidade de cariz prático ou laboratorial (180min/semana). O ensino teórico proporciona os fundamentos teóricos dos temas discutidos nas aulas práticas e laboratoriais (aplicados em exercícios práticos ou na execução protocolos experimentais). Enquanto no ensino teórico o aluno tem uma atitude passiva, nos ensinos prático e laboratorial aluno terá que ter uma atitude ativa e pró-ativa. A avaliação dos alunos é feita para cada uma das componentes letivas, sendo a classificação final a média da classificação do exame escrito de final de curso com a classificação das componentes prática-laboratorial (1:1), sendo que a classificação desta componente é a média das classificações obtidas pelos alunos na componente prática e na componente laboratorial. O aluno tem que obter aprovação em cada uma das três componentes para ter aprovação no curso.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre