Disciplina Curricular
Física Fisic
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
I-Proporcionar a aquisição de conhecimentos em todos os capítulos do Conteúdo Programático, numa perspectiva atual, integrada, crítica. O aluno tem de ser capaz de: (i)definir os fenómenos físicos abordados; (ii)identificar/caracterizar as diferentes propriedades físicas e os parâmetros que as afetam; (iii)entender o significado das expressões matemáticas tradutoras do fenómeno físico alvo; (iv)contextualizar a matéria lecionada no perfil do conhecimento requerido no âmbito das Ciências Farmacêuticas; (v)determinar experimentalmente as propriedades físicas incluídas no programa laboratorial, tratar e discutir os respetivos resultados, fundamentando cientificamente as técnicas utilizadas; (vi) resolver os problemas que fazem parte do programa de exercícios de aplicação, com discussão criteriosa da matéria abordada. II- Preparar os alunos para a compreensão de matérias a serem futuramente lecionadas noutras unidades curriculares (Fisiologia, Química-Física, Tecnologia Farmacêutica)
Programa
Ensino Teórico: Análise Dimensional. Forças fundamentais e derivadas (revisão). Mecânica dos Meios Contínuos: estados de tensão e deformação simples, elasticidade. Mecânica de Fluidos e de Partículas em Fluidos: sedimentação; fluidos ideais/reais; viscosidade; fluidos newtonianos/não-newtonianos; reologia/bioreologia. Fenómenos de superfície: tensão superficial, ângulo de contacto; tensioativos. Movimentos periódicos: oscilações harmónicas simples/amortecidas/forçada; movimentos ondulatórios; ondas ultra-sónicas. Ótica: reflexão, refração, polarização da luz; índice de refração; ângulo crítico; ângulo de polarização; atividade ótica. Ensino Laboratorial:(i) Experiências: 1.Viscosimetria (massa molecular de um polímero); 2. Reologia (excipientes farmacêuticos, cosméticos, alimentos); 3.Tensiometria (parâmetros de superfície do dodecilsulfato de sódio); 4. Refratometria (teor de sacarose num xarope); 5. Polarimetria (poder rotatório específico da L-prolina). (ii) Exercícios de aplicação
Métodos de ensino e avaliação
Ensino Teórico: Aulas magistrais, com frequência voluntária, seguindo o programa da UC. Ensino Laboratorial: Aulas tutoradas, orientadas por um docente, de frequência obrigatória destinadas a: (i) abordar experimentalmente as matérias e (ii) resolver exercícios pré-enunciados de aplicação das matérias, lecionadas nas Teóricas. O material pedagógico é disponibilizado na plataforma e-learning.FFULisboa. Avaliação do Ensino Teórico: Exame escrito final (sobre toda a matéria lecionada na UC). A avaliação tem um peso global na classificação final de 70% (desde que ≥ 9,5 valores). Avaliação do Ensino Laboratorial: Avaliação contínua (trabalho laboratorial, resolução de exercícios de aplicação, respostas a questões colocadas pelos docentes), e discussão oral de um trabalho experimental (sorteado para cada grupo de trabalho). A avaliação tem um peso global na classificação final de 30% (resultante da nota da avaliação contínua, 50%, e da nota da discussão oral, 50%).