Disciplina Curricular
Tecnologia Farmacêutica II TFar-II
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
7.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ter capacidade para adequar e desenvolver formas farmacêuticas Responder às necessidades da indústria e/ou do hospital na área da produção e controlo da qualidade de medicamentos Relacionar de forma realista qualidade e métodos de produção Ter conhecimento do fundamento das operações básicas mais empregues na preparação de medicamentos, das repercussões da sua aplicação e dos critérios de selecção das técnicas e dos equipamentos mais adequados em cada caso Ter uma atitude de vigilância e respeito em relação às especificações de matérias-primas, produtos finais e material de acondicionamento Manusear matérias-primas e técnicas comuns em operações de rotina Desenvolver habilidades na prática de manipulação, produção e controlo da qualidade de medicamentos
Programa
SISTEMAS DISPERSOS: Propriedades. Caracterização (T) EMULSÕES: Formulação. Ag. emulsivos. Produção. Equipamentos. Alterações. CQ. Formulário. Emulsões especializadas (TPL) DISPERSÕES COLOIDAIS: Preparação. Estabilidade na produção. Propriedades tensioactivas.Formação de micelas (T) SUSPENSÕES: Aspectos físicos. Características. Teoria das suspensões.Formulação. Produção.Equipamentos. Alterações. CQ. Formulário. Formas complementares (TPL) AEROSSOLES: Administração. Produção. Dispositivos. Caracterização. CQ (TP) PREPARAÇÕES SEMI-SÓLIDAS: Administração cutânea. Classificação das pomadas.Formulação. Absorção percutânea.Produção de pomadas,pastas,geles,cremes.Equipamentos.CQ.Embalagem.Outras formas tópicas (TPL) SUPOSITÓRIOS E ÓVULOS:Administração rectal/vaginal. Formulação.Produção. Equipamentos.CQ nos excipientes.CQ das formas farmacêuticas.Embalagem.Outras formas de administração rectal e vaginal (TP) CICLODEXTRINAS:Aplicações.Preparação.Caracterização de complexos (TL)
Métodos de ensino e avaliação
T: Aulas expositivas, métodos clássicos de transmissão de conhecimentos, meios áudio visuais ilustrativos das matérias (slides, pequenos filmes), ex.os reais, apresentação de docs. Ind.Farm P: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): dado fármaco, propriedades terapêuticas e dose, os alunos propõem e apresentam oralmente a formulação, produção à escala Lab/Ind, CQ (processo, produto acabado), usando internet, livros, artigos, FP, USP Ensino baseado em estudo de casos:é fornecida informação para cada caso,os alunos identificam problema e solução Cálculos (EHL,Leis dos gases e de Stokes,Reologia) L:Realização de trabalhos com protocolos escritos para preparar fórmulas e executar ensaios de CQ Avaliação contínua L (20%) e P (20%) para o aluno tomar consciência do seu nível de preparação e o docente se aperceber das dificuldades sentidas.Exame final escrito (60%) idêntico em estrutura às situações das aulas,com perguntas de resposta múltipla e curta, cálculos, preenchimento de tabelas