Disciplina Curricular

Radiofarmácia Radi

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição de conhecimentos e competências sobre os conceitos teóricos básicos e aplicações práticas da Radioquímica e radiofármacos em Biomedicina.

Programa

A unidade curricular de Radiofarmácia pretende ministrar aos alunos os conhecimentos teóricos básicos e aplicações práticas da Radioquímica, incluindo os aspectos químicos e as propriedades físicas dos radionuclídeos. O programa inclui o estudo de temas específicos, nomeadamente: Segurança radiológica e radiobiologia; Reactores nucleares, equilíbrio e geradores de radionúclídeos; Produção de radiofármacos; Controlo de qualidade de radiofármacos. O conteúdo programático abrange também as aplicações biomédicas de radiofármacos em diagnóstico (imagiologia) e terapêutica.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino inclui aulas teóricas, de apresentação dos diversos temas, bem como aulas práticas complementares onde se realizarão exercícios de aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos. Elaboração de uma revisão bibliográfica sobre um tema à escolha, do aluno, de entre vários sugeridos pelo docente. A avaliação sobre a matéria leccionada na parte teórica e prática é efetuada no decurso de um exame escrito final, que representa 65% da nota final. A avaliação teórica e prática também poderá ser efetuada por regime de 2 frequências, representando cada 32,5% da nota final. Serão aprovados os alunos cuja classificação seja igual ou superior a 9,5 valores. A classificação final dos alunos aprovados será a média ponderada da classificação obtida no exame final (65%), na revisão bibliográfica (35%) e da avaliação contínua. Os alunos serão considerados aprovados na unidade curricular de Radiofarmácia se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre