Disciplina Curricular
Bioquímica Translacional BT
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Bioquímica Translacional (BT) visa promover o estudo e entendimento dos mecanismos moleculares subjacentes aos efeitos de fármacos no organismo humano. Através de casos e/ou modelos de estudo, abordam-se técnicas bioquímicas experimentais e aplicações analíticas instrumentais, essenciais à investigação em biomedicina. A aprovação na UC irá contribuir para o aluno: Consolidar o seu conhecimento sobre os processos e alvos bioquímicos subjacentes aos efeitos benéficos ou tóxicos de um fármaco. Relacionar os eventos celulares com os mecanismos de doença e com as ações de fármacos. Entender as vantagens e limitações de abordagens experimentais avançadas aplicadas ao estudo de biomarcadores, à identificação de metabolitos, à caracterização de proteínas-alvo e ao esclarecimento dos respetivos efeitos nos sistemas biológicos. Aprofundar os processos de estudo do metabolismo ou biotransformação de fármacos, sistemas enzimáticos, substratos e cofatores intervenientes. Caracterizar o papel dos processos de bioenergética e metabolismo mitocondrial na função e disfunção celular em patologias representativas.
Programa
ENSINO TEÓRICO – Os fármacos e os mecanismos de doença: metabolismo e redes metabólicas, cascatas de sinalização, regulação genética e epigenética; perturbação de alvos (sub)celulares e/ou de funções fisiológicas; tropismo de um fármaco para um órgão-alvo. – Processos celulares de transporte de fármacos. O metabolismo de fármacos, o citocromo P450 e outros sistemas enzimáticos envolvidos: caracterização bioquímica e funcional; – Metabolismo intermediário: alvos terapêuticos e interação com xenobióticos; susceptibilidade genética individual a fármacos e Erros Hereditários do Metabolismo; metabolismo energético e disfunção mitocondrial; relação com o metabolismo dos aminoácidos, ácidos gordos e hidratos de carbono; bioenergética celular e fisiopatologia (doença metabólica e cancro). ENSINO PRÁTICO – Análise integrada de casos de estudo em Bioquímica Translacional. – Modelos in vitro ou in/ex vivo no estudo dos efeitos de fármacos. – Metabolómica e Proteómica em I&D de fármacos; métodos e aplicações por Espectrometria de Massa; métodos de bioseparação e biocromatografia. – Biomarcadores e análise de pequenas moléculas: investigação de translação; importância em doenças raras como as doenças hereditárias do metabolismo e outras patologias mais comuns, como em oncologia, diabetes, doenças neurodegenerativas. – Estudos metabólicos, bioenergética celular, homeostase mitocondrial: técnicas experimentais. – Seminários.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino baseia-se em aulas teóricas, práticas e tutoriais. O material pedagógico de apoio à unidade curricular BT é disponibilizado aos alunos através da plataforma de e-learning da FFUL. - A Avaliação é baseada numa combinação ponderada entre três vertentes: i) no interesse e participação ativa ao longo das aulas; ii) apresentação oral e papel ativo em contexto de workshops práticos (seminários) e iii) num trabalho escrito (projeto, ensaio ou relatório). A classificação final da unidade curricular de Bioquímica Translacional (Cf) será a média ponderada da classificação obtida nas componentes teórica e prática, tendo-se em fórmula: Cf = 0,10 (i) + 0,40 (ii) + 0,50 (iii).