Disciplina Curricular

Química Medicinal de Nucleósidos e Nucleótidos QMdNeN

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC, de carácter interdisciplinar, focará a importância terapêutica de análogos de nucleósidos e de nucleótidos, tendo como objetivo a aquisição de conhecimentos sobre: -processos biológicos essenciais dependentes de nucleós(t)idos que se encontram desregulados em doenças como o cancro ou infeções virais, os quais podem ser focados conduzindo a estratégias terapêuticas promissoras; -compostos análogos a nucleós(t)idos em uso clínico e seus mecanismos moleculares de ação; -mecanismos de resistência à quimioterapia baseada em nucleós(t)idos; -síntese orgânica de nucleósidos/nucleótidos No final desta UC, o estudante deve ser capaz de: -compreender os mecanismos moleculares de ação de análogos de nucleós(t)idos; e ter adquirido competências para: -conceber modificações estruturais em nucleós(t)idos visando colmatar a resistência quimioterapêutica -conceber estratégias de síntese para nucleós(t)idos e análogos -aplicar os conhecimentos transmitidos para o planeamento de potenciais estruturas bioativas baseadas em nucleós(t)idos.

Programa

Os análogos de nucleósidos e de nucleótidos (ANs) têm grande relevância terapêutica, nomeadamente no âmbito do tratamento do cancro e infeções virais. Vários ANs estão incluídos na Lista Modelo de Medicamentos Essenciais da OMS e os primeiros fármacos aprovados para o tratamento da COVID-19 incluem-se nestes grupos de moléculas. No sentido de proporcionar aos estudantes uma perspetiva integrada sobre a importância destes grupos de moléculas em Química Farmacêutica, esta UC irá abordar: - Nucleósidos e nucleótidos em Química Farmacêutica; isomerismo, equilíbrio proteolítico; nucleósidos naturais não-canónicos - Estratégias terapêuticas e mecanismos moleculares dependentes de nucleós(t)idos e respetivos alvos biológicos: visando polimerases (terminação obrigatória e não-obrigatória da cadeia polinucleotídica, mutagénese letal, inibição sem incorporação), inibição da metilação do ADN/RNA, depleção das reservas de nucleótidos, interferência na regulação do ciclo celular e em vias de sinalização. - Enzimas dependentes de nucleós(t)idos como alvos terapêuticos - aspetos estruturais e mecanísticos relevantes no planeamento de ANs focando esses alvos. - Análogos de nucleós(t)idos com eficácia antitumoral ou antiviral (nucleósidos modificados, nucleósidos carbocíclicos, azanucleósidos, pronucleótidos, nucleósidos fosfonato acíclicos), incluindo fármacos e compostos em desenvolvimento clínico, e seus mecanismos moleculares de ação. -Mecanismos de resistência à quimioterapia anticancerígena e antiviral baseada em ANs e estratégias para os ultrapassar. -Potencial antimicrobiano de moléculas baseadas em nucleósidos. -Vias e metodologias de síntese química para a preparação de nucleós(t)idos e análogos.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas, nas quais os conteúdos programáticos serão expostos, serão lecionadas através de diapositivos e recorrendo à visualização de vídeos ilustrativos, quando apropriado. As aulas práticas compreenderão: - realização de um trabalho escrito de carácter compreensivo e crítico sobre um tema proposto pelo aluno e enquadrado no âmbito da UC, a ser entregue e discutido no final do semestre; - discussão de artigos científicos relevantes no contexto do programa da UC, permitindo aos alunos estarem ao corrente dos resultados mais recentes neste domínio e para compreenderem como se desenvolve investigação de modo interdisciplinar neste âmbito e os seus desafios; -resolução de exercícios de aplicação, nomeadamente no âmbito de mecanismos de ação de nucleós(t)idos, modificações estruturais nas moléculas para colmatar mecanismos de resistência quimioterapêutica ou na síntese de nucleósidos e nucleótidos. A classificação final na UC será a média ponderada entre: -avaliação do trabalho escrito e sua apresentação oral – 70 % -avaliação contínua nas aulas práticas (assiduidade, participação na resolução e exercícios e discussão de artigos) – 30%

Disciplinas Execução

2025/2026 - 2º Semestre