Disciplina Curricular
Farmácia Hospitalar I FH-I
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3816/2010
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3816/2010 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Optativas > 4º Ano > 201_opção II
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Preparar os alunos para: • Implementar e monitorizar a política de utilização do medicamento • Participar em Comissões Técnicas • Interpretar e avaliar prescrições médicas • Garantir a gestão adequada (selecção, aquisição, armazenamento e distribuição) do medicamento e de outros produtos farmacêuticos; • Participar nos ensaios clínicos, assegurando a gestão dos medicamentos experimentais e dos dispositivos utilizados para a sua administração, bem como os demais medicamentos autorizados, eventualmente necessários ou complementares à realização dos mesmos; • Garantir a produção de medicamentos para doentes da responsabilidade do hospital; • Desenvolver actividades de farmácia clínica, farmacovigilância, farmacocinética, e informação sobre medicamentos.
Programa
Estrutura e caracterização • Política da qualidade • Interacção processos • Organograma, funções e responsabilidades • Infra-estruturas • Medição, análise e melhoria • Auditorias e relatório de actividades. Selecção, aquisição, recepção e armazenamento • CFT, CNFT e FNM • Novos medicamentos • Estimativas de consumos • Plano de compras • Regularização stocks • Arrumação e prazos de validade Apoio ao internamento • Patologias e terapêutica • Reconciliação terapêutica • Perfil farmacoterapêutico e validação • Farmacocinética clínica, margem terapêutica • Selecção de tempos de amostragem • Sistemas de distribuição Apoio a uma unidade de oncologia • Caracterização do Hospital de Dia • Principais patologias oncológicas • Protocolos terapêuticos • Preparação de citotóxicos Apoio ao ambulatório • HIV • Artrite reumatoide • Distribuição e monitorização intensiva (farmacovigilância activa) • Ensaios clínicos.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas: aulas presenciais em que serão apresentados os conceitos complementados por exemplos, de acordo com os objectivos pretendidos. Aulas práticas: Exercícios práticos individuais e colectivos, alguns em contexto real, de dinâmica variável, de acordo com os objectivos pretendidos. A avaliação final é feita por meio de um exame composto por 40 perguntas (escolha múltipla; 0,25 pontos cada), duas perguntas de desenvolvimento (3 pontos cada) e um caso clínico (4 pontos).