Disciplina Curricular
Nanomedicamentos Nano
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção II
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo principal desta Unidade Curricular é dar a conhecer aos alunos a Nanotecnologia e Nanomedicina, bem como as aplicações destas tecnologias para o desenvolvimento, produção e otimização de novos sistemas de diagnóstico e tratamento de diversas doenças. O Aluno deverá ser capaz de demonstrar um conhecimento dos princípios da Nanomedicina; compreender os conceitos da Nanomedicina, evidenciando a relevância que esta área tem atualmente no contexto mundial; aplicar conceitos-chave da medicina, farmácia, química, física, biologia e engenharia no campo da Nanomedicina; aplicar conhecimentos e as competências dos princípios da Nanomedicina para o desenvolvimento de um potencial projeto; capacidade de pesquisar o estado atual da Nanomedicina e aplicar conhecimentos a um problema particular; identificar questões éticas, sociais, económicas e tecnológicas que possam limitar a adoção da Nanomedicina; e, identificar as oportunidades de carreira na área da Nanomedicina.
Programa
Introdução à Nanociência e à Nanotecnologia Farmacêutica. Perspetiva histórica e contextualização. Impacto nos vários sectores. Ciência à nanoescala e princípios básicos da nanotecnologia. Considerações anatomo‐fisiológicas e interações biológicas. Nanotecnologias e plataformas integrativas. Nanomedicina e Nanomedicamentos. Princípios gerais: “patient‐centered” (nanomedicina) versus “process-centered” (bionanotecnologia). Princípios gerais de vectorização passiva e activa. Agentes de vectorização. Técnicas e metodologias para caracterizar os nanossistemas. Imagiologia e Nanomedicina. Nanotoxicologia. Nanopartículas poliméricas, dendrímeros e complexos poliméricos. Nanopartículas baseadas em lípidos (lipossomas e vesículas lipídicas). Nanopartículas metálicas. Sistemas híbridos. Aplicações em Oncologia, Doenças Infeciosas, Doenças Metabólicas e outras aplicações. Terapia Génica. Nanomedicamentos e células estaminais. Nanotheranostics. Translação e Regulação de Nanomedicamentos (FDA/EMA).
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas, práticas e seminários. Os conceitos fundamentais da Nanomedicina serão lecionados nas aulas teóricas e detalhadamente discutidos nas aulas práticas. Além disso, decorrerá um conjunto de seminários apresentados por especialistas convidados (nacionais e internacionais). O tipo de avaliação da Unidade Curricular é baseado num Trabalho Monográfico, Apresentação Oral do Trabalho e Avaliação Contínua, com as seguintes ponderações na nota final de 50%, 25% e 25%, respetivamente.