Disciplina Curricular

Micologia / Parasitologia MPara

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo da UC é promover a aquisição e aprofundamento de conhecimentos que permita ao estudante caracterizar os agentes etiológicos associados a infeções fúngicas e parasitárias, com foco naquelas que assumem maior relevo em termos de saúde pública. No final da UC, o estudante deverá ser capaz de reconhecer os principais agentes de infeção fúngica e parasitária, descrever a suas características biológicas fundamentais, as doenças que provocam e a sua epidemiologia, bem como ficar familiarizado com os principais fármacos e estratégias empregues no tratamento, prevenção e controlo destas doenças. A UC pretende ainda promover uma análise integrada das diferentes abordagens laboratoriais utilizadas no estudo e identificação destes agentes num contexto de diagnóstico, capacitando o estudante com as aptidões práticas e consciência crítica necessárias ao exercício de atividade profissional enquanto farmacêuticos. A unidade curricular oferece um amplo contacto com aspectos teóricos e práticos de uma vasta gama de agentes fúngicos e parasitários clinicamente relevantes.

Programa

Os conteúdos programáticos da UC são definidos para fornecer conhecimentos teóricos e competências práticas fundamentais nas áreas da Micologia e Parasitologia. São discutidos temas relacionados com a interacção dos fungos e parasitas com o ser humano e o seu impacto, as suas características biológicas fundamentais relacionadas com a morfologia, estrutura celular, fisiologia e reprodução, as quais estão na base da sua classificação e identificação, o seu papel enquanto agentes patogénicos e os factores que favorecem a infecção, as principais micoses e parasitoses humanas focando os aspectos clínicos e epidemiológicos, e os principais fármacos e estratégias usados na prevenção, profilaxia, tratamento e controlo das doenças fúngicas e parasitárias mais relevantes. Os conhecimentos teóricos são aplicados à prática laboratorial com a aprendizagem e desenvolvimento de técnicas empregues no estudo das propriedades biológicas destes microrganismos, as quais estão na base de métodos que permitem a sua identificação em diferentes contextos.

Métodos de ensino e avaliação

Os conteúdos da UC são veiculados através de aulas teóricas e laboratoriais. As aulas teóricas compreendem períodos de exposição de conteúdos alternados com momentos em que os estudantes são estimulados a intervir. Nas aulas laboratoriais, os estudantes são motivados a aplicar os conhecimentos e competências adquiridas através de actividades práticas/laboratoriais relacionadas com a cultura, manipulação, observação, descrição e identificação de fungos e parasitas. Em todas as aulas são utilizados recursos audiovisuais como forma de facilitar a compreensão dos temas em análise. Todos os conteúdos digitais de suporte às aulas teóricas e laboratoriais são disponibilizados na plataforma Moodle antes de cada aula. A avaliação formal dos alunos relativamente à componente teórica envolve a realização de prova teórica (na forma de frequências ou exame final), sendo a componente prática-laboratorial avaliada através de mini-testes realizados ao longo do semestre. A aprovação da UC requer a assistência a pelo menos 2/3 das aulas laboratoriais. A Classificação Final da UC integra a avaliação teórica (60%) e avaliação prática-laboratorial (40%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre