Disciplina Curricular
Saúde Pública SPubl
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular de Saúde Pública tem como finalidade promover a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos que permitam ao estudante: • Conhecer os princípios em que se fundamentam a Saúde Pública e os modelos de Sistemas de Saúde. • Conhecer o essencial das características do Sistema de Saúde em Portugal e das estratégias do atual Plano Nacional de Saúde. • Compreender a dinâmica e distribuição da Saúde e Doença na comunidade e seus determinantes. • Saber construir e interpretar indicadores demográficos e sanitários de uma comunidade. • Selecionar e aplicar corretamente os métodos epidemiológicos necessários à organização, coordenação e avaliação de estudos sobre problemas de Saúde Pública, particularmente no âmbito do consumo de medicamentos. • Conhecer os fundamentos das diversas estratégias de Promoção de Saúde. • Empenhar-se de forma a intervir adequada e eficazmente na comunidade como Educador de Saúde, particularmente no âmbito da promoção de estilos de vida saudáveis.
Programa
Saúde e doença. Teorias e modelos de causalidade da doença. Saúde Pública: evolução histórica, condicionantes e determinantes (genéticos, comportamentais e ambientais). Quantificação da saúde e da doença nas comunidades. Indicadores sanitários e demográficos. O impacte da demografia na saúde. Saúde e desenvolvimento económico. Avaliação da validade e fiabilidade dos testes de diagnóstico e rastreio. Epidemiologia clínica: objetivos, conceitos, fundamentos e evolução. Metodologia epidemiológica: observacional e experimental; descritiva e causal Epidemiologia aplicada: estudo de doenças transmissíveis e doenças crónico degenerativas. Saúde Publica em Portugal, a evolução do Sistema de Saúde Português e Políticas de Saúde. Modelos de Sistemas de saúde. Estratégias de promoção de saúde e educação para a saúde. A Saúde Pública nas Farmácias, em Portugal.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino da disciplina passa pelo ensino teórico expositivo e pela componente prática abaixo descrita. Nas aulas práticas proceder-se-á ao estudo de temas mais específicos, a discussões de grupo, acompanhados da realização de trabalhos. O curso prático não corresponde à execução de um programa baseado numa sucessão de conhecimentos concretos a adquirir, mas antes na aplicação de uma série de processos cognitivo-metodológicos aos conteúdos temáticos do curso teórico. Os temas e a correspondente bibliografia de base para as discussões de grupo, debates e trabalhos são distribuídos no início do ano. A realização de pesquisas bibliográficas adicionais é estimulada. A avaliação do processo educativo é composta por: • Avaliação da componente prática (30%), que resulta da média da classificação obtida nos trabalhos realizados ao longo do semestre. • Avaliação final (70%): através da realização de um exame escrito final, que engloba questões da teórica e da prática.