Disciplina Curricular
Farmacoterapia em Saúde Mental FSMen
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção II
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular optativa tem como objetivo proporcionar aos alunos do MICF da FFUL uma abordagem aprofundada sobre a Farmacoterapia em Saúde Mental. Ao longo da UC serão apresentados conceitos e sua aplicabilidade a casos clínicos concretos no âmbito das doenças mentais. A disciplina tem uma orientação centrada no doente e na gestão da terapêutica, embora seja feita sempre uma contextualização da doença (patologia, apresentação clínica e diagnóstico). A unidade curricular visa promover o aprofundamento de conhecimentos e capacidades nas principais áreas da terapêutica da saúde mental, bem como a aquisição de novos conhecimentos e capacidades que permitam refletir a importância crescente que esta temática tem ganho ao nível nacional e mundial em termos de Saúde Pública. Ao completar esta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: i) listar os sinais e sintomas mais comuns das patologias estudadas; ii) identificar as controvérsias clínicas no tratamento ou abordagem do doente, e a forma como os profissionais de saúde lidam com estas questões, e; iii) compreender, conceber e desenvolver opinião crítica sobre diagramas e algoritmos de tratamento, linhas orientadoras e protocolos terapêuticos existentes. O âmbito da disciplina de “Farmacoterapia em Saúde Mental” consiste numa abordagem farmacoterapêutica geral sobre uma grande maioria das situações clínicas comuns, visando a terapêutica farmacológica e não farmacológica. São abordadas as diferentes situações clínicas, suas implicações na saúde global do doente e a terapêutica adequada a cada caso, com especial referência a Normas Terapêuticas (Guidelines) internacionais e nacionais e a contraindicações existentes. O ensino foca ainda os cuidados essenciais, gerais e específicos, para garantia da utilização efetiva e segura dos medicamentos, bem como os critérios de seleção dos diferentes fármacos e suas associações em contexto psiquiátrico. Adicionalmente, serão transmitidas ao aluno as ferramentas necessárias para um acompanhamento privilegiado do doente em ambulatório, nomeadamente no acompanhamento dos pontos fulcrais da terapêutica: monitorização da eficácia da terapêutica (identificação de sinais e sintomas da doença); identificação, monitorização e gestão de reações adversas típicas da terapêutica e gestão da medicação concomitante do doente que poderá influenciar o sucesso global da terapêutica. O Farmacêutico, através de uma privilegiada proximidade aos doentes, elevado nível de confiança neste profissional de saúde e capacitação formativa, torna-se desta forma um ponto fulcral na promoção da Saúde Mental e gestão da terapêutica dos doentes.
Programa
I. Farmacoterapia em Saúde Mental: caracterização do problema de Saúde Pública a nível nacional e internacional. Papel do Farmacêutico. II. Farmacoterapia da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção III. Perturbação Bipolar IV. Esquizofrenia V. Insónia VI. Narcolepsia VII. Anorexia VIII. Bulimia IX. Depressão X. Perturbação do Stress Pós-Traumático XI. Ansiedade XII. Dependência do Tabaco XIII. Dependência do Álcool XIV. Dependência de Drogas de Abuso
Métodos de ensino e avaliação
Ensino prático: Preparação, apresentação e discussão de um trabalho em grupo para apresentação no final do semestre, participação activa nas aulas, discussão activa dos casos práticos (com casos práticos resolvidos em modo tutorial e entregues pelo Moodle) e assiduidade global.