Disciplina Curricular
Formulação Individualizada FInd
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção III
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Formulação Individualizada pretende ser uma proposta integrada e especializada para formação dos estudantes no desenvolvimento de medicamentos individualizados, relevantes no suprimento de necessidades terapêuticas específicas. Pretende-se formar os estudantes que queiram aperfeiçoar e aprofundar conhecimentos mais específicos de modo a incrementar e dinamizar a preparação, dispensa, de formulações individualizadas, de qualidade garantida, uma vez que esta atividade poderá melhorar os serviços prestados e fidelizar o utente, fornecendo um serviço diferenciado e personalizado da farmácia comunitária e hospitalar. O ensino da UC deverá constituir um complemento ao conhecimento adquirido anteriormente pelos alunos. É abordada a problemática dos medicamentos individualizados nos seus vários aspetos técnico-científicos e regulamentares, nas diversas especialidades clínicas em que são hoje aplicados. Resumidamente, pretende-se que os alunos com aproveitamento saibam: a) Interpretar prescrições médicas contendo fórmulas magistrais e oficinais atuais. b) Formular medicamentos individualizados tendo em conta os seus fundamentos farmacotécnicos. c) Selecionar matérias-primas com funcionalidades específicas nas várias formulações. d) Projetar e desenvolver novos produtos associando conceitos de segurança, desenvolvimento, controlo da qualidade e estabilidade de medicamentos. e) Preparar medicamentos individualizados tendo em conta a legislação vigente, nomeadamente as Boas Práticas de Fabrico e os princípios de Gestão de Risco.
Programa
1. Introdução: generalidades, conceitos fundamentais e perspetivas atuais. 2. Quadro regulamentar aplicável aos medicamentos individualizados. 3. Aspetos específicos de estabilidade de formulações individualizadas. 4. Gestão do risco. 5. Gestão da qualidade e boas práticas de preparação de medicamentos manipulados. 6. Formulação individualizada para grupos de pacientes com necessidades terapêuticas específicas: pediatria, dermatologia, geriatria, oncologia, e oftalmologia, doenças órfãs, nutrição parentérica, entre outros. 7. Formulação individualizada em medicina veterinária. 8. Formulação individualizada em farmácia hospitalar. 9. Formulação individualizada em farmácia comunitária. 10. Novas tecnologias aplicadas à produção de medicamentos individualizados. 11. Futuro: medicina personalizada, medicamentos personalizados e tecnologias aplicadas à medicina personalizada.
Métodos de ensino e avaliação
Na unidade curricular há uma alternância entre momentos expositivos, apoiados em meios textuais e audiovisuais, e momentos de participação ativa dos alunos. Estes traduzem-se em: 1. Desafios das aulas invertidas (flipped classrooms) (individual; 30%). 2. Resolução de um caso clínico, que inclui o desenvolvimento de um medicamento individualizado ao longo do semestre, e proposta escrita de formulação individualizada no formato de uma monografia completa do FGP on-line (Trabalho de Grupo / max. 3 alunos; 40%). 3. Apresentação oral da mesma (10 min) seguida de discussão com os docentes e estudantes (30%).