Disciplina Curricular

Marketing e Empreendedorismo Farmacêutico MeEF

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > Opção I

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Fornecer e aprofundar os conceitos teóricos e atuais da ciência do Marketing e Empreendedorismo Geral e Farmacêutico; • Expôr as noções mais atuais sobre análise e estudos de mercado, modelo de negócio, estratégia de entrada no mercado, cadeia de valor, contexto macro-económico e marketing estratégico; • Proporcionar meios e caminhos para analisar criticamente o impacto e interligação estratégica do ambiente interno e externo à organização; • Apresentar a evolução histórica, as teorias e o processo do empreendedorismo no Mundo e, em particular, o empreendedorismo em Portugal; • Conferir aos discentes o conteúdo teórico em sistemas de informação em Marketing e Empreendedorismo e consequente enquadramento regulamentar e de propriedade intelectual; • Ensinar os fundamentos teóricos e técnicas para a formulação e criação de um plano estratégico, de um plano de negócio e do consequente plano de marketing. No final da disciplina, os alunos terão criado e defendido um plano de negócio na área empresarial farmacêutica. • Aplicar os conhecimentos adquiridos à Indústria Farmacêutica Nacional e Internacional, à Farmácia Comunitária, à Indústria Nutracêutica e de Alimentos Funcionais, às Análises Clínicas e outras atividades empresariais do sector farmacêutico, dotando o candidato de uma visão integradora e crítica dos principais negócios do mercado farmacêutico atual; Confrontar os alunos com experiências relevantes vindas do próprio sector e fornecer ferramentas para as análises da plausibilidade e da viabilidade económica e financeira de um negócio. • Estimular a atitude empreendedora do aluno e no aluno e incentivar a compreensão do processo de detecção e de análise das oportunidades de negócios na área farmacêutica;

Programa

I – Introdução ao Marketing e Empreendedorismo a) Definição b) Conceitos c) Análise Financeira d) Evolução Histórica e) Teorias e Modelos f) Processo g) Marketing e Empreendedorismo no Mundo h) Marketing e Empreendedorismo em Portugal II – Contexto Externo e Interno a) Definição b) Conceitos e evolução histórica c) Agentes e Perfil d) Inovação e) Sistema de informação e conhecimento: ERPs, CRMs, CMSs, SLAs f) Ferramentas de Análise e Decisão III – Formulação de Estratégica de um Negócio a) Definição b) Objetivos, Valores, Missão, Visão c) Estratégia de Negócio, Funcional, Corporativa, Fusões e Aquisições d) Indicadores de Performance e) Ferramentas de Análise IV – Marketing e Empreendedorismo Aplicado a) Análise de mercado b) Da ideia à conceptualização c) Estratégia de entrada no mercado d) Posicionamento e segmentação e) Estratégia de marca e produto f) Discriminação de preços e cálculo de margens g) Canais de distribuição e barreiras do canal h) Lançamento de produtos e serviços i) Promoção e plano integrado de comunicação j) Sumário executivo k) Criação de plano de negócio e de Marketing l) Técnicas de defesa do plano para diferentes tipos de investidores m) A importância da liderança aplicada n) Técnicas avançadas de gestão de tempo V – Análise crítica de negócio e viabilidade a) Conceitos b) Técnicas atuais de análise c) Filtros estratégicos d) Tipos de investidores e) Estudos económicos e financeiros: análise e interpretação f) Conclusão de Viabilidade

Métodos de ensino e avaliação

Aulas com apresentação e discussão dos temas do conteúdo programático e com a aplicação prática dos conhecimentos. Exposição teórica, apresentação de estudos de caso e de casos práticos. Apresentação de trabalhos em grupo e defesa final de trabalho de grupo. Nas aulas práticas, será desenvolvido o plano de negócios com a participação eventual de mentores da indústria farmacêutica. Considera-se três momentos de avaliação durante o período lectivo: 1) Trabalho em grupo – Criação de um Plano de Negócio a) Criação e entrega do Plano de Negócio 25% da classificação final b) Defesa Plano Negócio 10% da classificação final 2) Exame (individual) 40% da classificação final 3) Participação nas aulas (individual) 25% da classificação final

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre