Disciplina Curricular

Medicamentos em Medicina Nuclear MeMN

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > Opção I

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição de conhecimentos e competências sobre os conceitos teóricos básicos e aplicações práticas para a preparação, utilização, segurança e controlo da qualidade de radiofármacos utilizados no diagnóstico e terapêutica em Medicina Nuclear. Esta aprendizagem é determinante para o aluno que queira enveredar por uma carreira de farmacêutico hospitalar.

Programa

A unidade curricular de MMN pretende ministrar aos alunos os conhecimentos teóricos e práticos básicos para a preparação, utilização, segurança e controlo da qualidade de radiofármacos utilizados no diagnóstico e terapêutica em Medicina Nuclear. O programa inclui o estudo de temas específicos, nomeadamente: Segurança, radiobiologia e radiotoxicidade; Biomarcadores emergentes de exposição a radiação ionizante; Reatores nucleares, equilíbrio e geradores de radionuclídeos; Produção de radiofármacos; Controlo de qualidade de radiofármacos. De salientar que o conteúdo programático abrange também as aplicações biomédicas de radiofármacos em diagnóstico (imagiologia) e terapêutica.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino inclui aulas teóricas, de apresentação dos diversos temas, bem como aulas práticas complementares, onde se realizarão exercícios e discussão de casos clínicos de aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos. A avaliação sobre a matéria lecionada na componente teórica e prática é efetuada no decurso de um exame escrito final. Serão aprovados os alunos cuja classificação final seja igual ou superior a 10 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre